Tempo de leitura: 2 minutos
De aspecto incômodo, as verrugas são pequenas deformações indolores formadas na pele, pelo vírus humano (HPV). O vírus é responsável por promover um crescimento incomum de células da epiderme que são lançadas para fora do corpo, formando assim, as verrugas.
A transmissão pode ocorrer no contato com objetos contaminados, de pessoa para pessoa, em relações sexuais, e por meio de lesões. O vírus pode, por exemplo, penetrar pelo orifício de um corte na pele ou pelo simples ato de coçar uma área com escoriação.
O período de desenvolvimento entre o primeiro contato com o agente causal e o aparecimento de verrugas dura alguns meses. Pessoas com sistema imunológico frágil ou debilitado estão mais propensas a se contaminarem com HPV.
Tipos de verrugas
As verrugas possuem uma variedade de tipos que se diferenciam pela forma de contágio, aspecto físico e tratamento.
Verrugas planas: Tem maior ocorrência na região da face. Sua principal característica é a ocorrência de múltiplas pequenas borbulhas amareladas ou acastanhadas, formadas com no máximo 5mm, pouco salientes.
Verrugas plantares: Estão localizadas nas plantas dos pés e podem ser confundidas com calos. A pressão exercida pelo peso do corpo sobre a superfície dos pês faz com que as verrugas cresçam para dentro, provocando dor ao andar.
Tratamento
Na maioria dos casos as verrugas são assintomáticas, não são malignas e podem até desaparecer sozinhas. Apesar de não apresentar riscos à saúde, seu tratamento necessita de cuidados médicos, por isso é aconselhável a busca de um profissional para avalia-las. O tratamento inadequado pode fazer com que as verrugas se espalhem pelo corpo e, consequentemente, dificultar sua cura.
Os diferentes tratamentos de verrugas são aplicados considerando o tipo e a idade do paciente. A análise pode ser feita por um dermatologista que indicará o melhor método para remoção das lesões, por meio da introdução de medicamento ou intervenção cirúrgica.
Vale destacar que mesmo após o tratamento há possibilidade de reinfecção, pois uma pessoa não se torna imune a verrugas se já apresentou uma alguma vez. Mas é possível evitar o contágio, fazendo a higienização regular das mãos e o uso de preservativos durante as relações sexuais.
A Farmácia Eficácia indica o produto Thuya! Clique aqui e leia mais no site da Farmácia Eficácia e veja como adquirir o seu produto. Lembrando que os leitores do blog possuem 10% de desconto em sua primeira compra.