Tempo de leitura: 3 minutos
Você sente algum incômodo na hora de fazer xixi? Então não ignore esse sintoma, você pode estar com infecção urinária, doença que atinge uma em cada cinco mulheres no mundo, pelo menos alguma vez na vida. E se você nunca passou por isso, com certeza conhece alguém que já sofreu com esses sintomas. Só que apesar de muito comum, a infecção urinária pode ser facilmente prevenida. Quer saber como?
Popularmente conhecida como infecção urinária, a Infecção do Trato Urinário (ITU) é um termo usado para descrever o quadro de infecção em alguma estrutura do sistema urinário: bexiga, rins, uretra ou ureteres.
Em sua maioria, a infecção urinária é provocada por bactérias do intestino que chegam ao sistema urinário. É por isso que, apesar de não ser uma doença exclusivamente das mulheres, afeta muito mais o publico feminino, já que uretra feminina é mais curta que a do homem, facilitando o percurso das bactérias até a bexiga.
Sintomas Infeção Urinária
Os sintomas podem variar de acordo com o tipo da infecção e é possível que uma pessoa com infecção urinária não apresente qualquer sintoma. Mas quando eles se manifestam, os mais comuns são:
- Dor e ardência forte ao urinar
- Constante vontade de urinar, mesmo tendo acabado de fazer xixi
- Urina muito escura
- Urina com sangue
- Urina com odor ruim e muito forte
- Dor pélvica / lombar
- Dor no reto
- Aumento da frequência de micções
- Incontinência urinária
- Febre
- Náusea e vômito
Infecção Urinária: Dicas de prevenção e tratamento
Normalmente, a infecção urinária se manifesta quando o organismo está com baixa imunidade, o que facilita a proliferação das bactérias. Mas a prevenção envolve outros hábitos além de uma alimentação balanceada e uma saúde forte.
Veja o que você pode fazer para prevenir as infecções urinárias:
- Beba muita água
- Tenha uma higiene nota 10: limpe as partes íntimas sempre da frente para trás. E, se possível, lave-se com o chuveirinho ou use lenços umedecidos.
- Urine após relações sexuais
- Não use nenhum produto com perfumes na área genital
- Tente não usar calças muito apertadas
- Use calcinha e meia calça de algodão
- Prefira usar absorventes externos ao invés de internos, pois pode haver aumento da probabilidade de infecções
- Visite o ginecologista todos os anos e trate eventuais infecções ginecológicas.
Os tratamentos para infecções urinárias variam de acordo com o tipo da infecção e a gravidade. Mas, em geral, é feito com antibióticos e o médico também pode receitar um analgésico para aliviar a dor ao urinar.
Um bom medicamento natural que ajuda na prevenção e no tratamento das infecções urinárias é a Tintura de Equinacea purpúrea. Ele ajuda a estimular a produção de anticorpos, tornando o organismo mais resistente às infecções que ocorrem ocasionalmente. Ou seja, como fortalece o sistema imunológico e ativa os mecanismos de devesa, o Equinacea atua como preventivo e coadjuvante na terapia das diversas infecções que afetam o corpo.
Conheça o produto Tintura de Equinacea purpurea, clicando na imagem abaixo.