Atividades físicas para terceira idade

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Praticar atividades físicas é um hábito considerado muito importante para se ter um estilo de vida mais saudável. E, em tempos em que todo mundo está em busca da longevidade e da qualidade de vida, os exercícios físicos não podem ser esquecidos nem mesmo por que já chegou à terceira idade. Afinal, não é porque você já está com muitos anos de vida que vai se descuidar da saúde e do bem estar, não é mesmo?

Com o passar dos anos, é inevitável que ocorra um a significativa perda de massa muscular e que as capacidades motoras como a flexibilidade, a força, a coordenação e o equilíbrio fiquem prejudicados.  Como consequência, a força muscular na terceira idade fica totalmente comprometida, provocando constantes quedas.

Por essas, e outras razões, o exercício físico na terceira idade é considerado um fator importante para ter mais saúde e bem estar, garantindo a qualidade de vida. Sem contar que, quando praticado regularmente, os exercícios oferecem diversos benefícios físicos e mentais.

Benefícios dos exercícios para a terceira idade

O exercício físico é, com certeza, o principal aliado para recuperar a força muscular na terceira idade e para retardar um pouco o processo de envelhecimento natural.

Assim, os idosos devem se manter bem ativos principalmente para garantir os seguintes benefícios:

  • Aumentar a autonomia
  • Melhorar o equilíbrio e a coordenação motora
  • Recuperar a força muscular
  • Melhorar a flexibilidade
  • Aumentar a massa muscular e óssea
  • Estimular o metabolismo
  • Controlar o peso corporal
  • Proporcionar bem estar físico e psicológico;
  • Estimular aspectos cognitivos (atenção, memória e percepção)
  • Ajudar a reduzir a ocorrência de doenças
  • Evitar a ansiedade e depressão

Quais são os melhores exercícios para os idosos

A rotina de atividades físicas deve levar em consideração as capacidades, limitações e necessidades físicas de cada pessoa. Os idosos com osteoporose, por exemplo, devem redobrar os cuidados durante os exercícios e seguir uma orientação médica para exercitar-se de forma adequada e segura.

É recomendado escolher uma atividade que lhe de mais prazer e satisfação, pois ela vai fazer parte do seu cotidiano, devendo ser praticada com regularidade.

A hidroginástica para terceira idade é um dos exercícios mais indicados. Além de ser uma atividade de baixo impacto, ela melhora os sistemas cardiovascular e respiratório, a coordenação motora, a força muscular, a autoestima e, incentiva o convívio!

Mas existem outros exemplos de exercícios para terceira idade igualmente benéficos como: pilates, yoga, natação, alongamento, dança, musculação especializada, atividades lúdicas e recreativas e outros exercícios aeróbicos de baixo impacto.

Não deixe para depois investir na sua saúde depois. A hora de começar a fazer exercícios é agora!

Conheça o nosso produto TCM em pó, clicando na imagem abaixo.
terceira idadeTriglicerídeos de cadeia média
“A sua ação termogênica auxilia na manutenção dos níveis de gordura baixo, aumenta a energia, favorece a saúde intestinal e regula os níveis de glicose.” Farmacêutica Neila Mara

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments