Tempo de leitura: 1 minuto
No artigo anterior introduzimos o assunto sobre anemia infantil. Com o ritmo e o costume alimentar de hoje em dia, muitas crianças iniciam logo cedo hábitos alimentares errados, cheios de gorduras, frituras, doces e industrializados.
Por mais simples que seja comprar um pacote de bolacha ou separar um dinheiro para o lanche na cantina da escola, o incentivo para alimentação sadia precisa ser levada em conta desde o nascimento da criança. Então vamos utilizar um tempinho em prol à saúde do seu filho, irmão ou sobrinho.
Precisamos enfatizar que mesmo as crianças que possuem acesso aos alimentos saudáveis podem apresentar um quadro de anemia, isto porque ela adquiriu este quadro devido alguma doença ou após a ingestão de medicamentos que tornaram este quadro acentuado.
Causas da anemia:
- Pouca produção de hemácias pela medula óssea.
- Elevada destruição de hemácias pelo corpo.
- Perda de hemácias e ferro através de sangramentos.
Alguns sintomas da anemia:
- Cansaço e falta de energia
- Falta de ar
- Taquicardia
- Dor no peito
- Palidez cutânea
- Câimbras
- Hipotensão
Antes de qualquer coisa é importante a realização de um exame de sangue para avaliar as taxas de hematócrito, hemoglobina e o nível de vitamina b12 no sangue. Após uma avaliação dos resultados será interessante estudar a causa da anemia, já que pode ser e combater o real problema.
Está com algum sintoma ou desconfiança de anemia? Corre ao seu médico de confiança e faça um check-up. Porém, está apenas querendo melhorar a sua alimentação para passar longe de um quadro de anemia? Veja nossas dicas abaixo:
Alimentos para conseguir dar um up:
- Espinafre
- Carne
- Ovos
- Tomates
- Romãs
- Beterraba