Tempo de leitura: 2 minutos
Entre 22 de dezembro e 20 de março – em média – o Brasil vive seu período mais quente: o verão. Daqui, garanto que você já consegue sentir a brisa e o ouvir som das ondas batendo à beira-mar. Porém, em meio ao clima praiano, iluminado pelo sol escaldante, você realmente pode afirmar que sabe como usar o filtro solar adequadamente?
Nós, na verdade, não devemos dar trégua, mas sim zelar pela saúde de nosso corpo e nossa família. E, de fato, a preocupação não seria para menos: apesar de não nos preocuparmos com o uso do produto, dados revelam que 25% dos diagnósticos de câncer são o de pele (“antes prevenir que remediar”, não é mesmo?).
Para que você elimine riscos de lesionar a pele, como queimaduras, insolações, dentre outros, e possa curtir o restante do verão com tranquilidade e segurança, comentamos três das perguntas mais comuns relativas ao filtro. Confira:
1) Como usar filtro solar e hidratante?
Como já sabemos, existem filtros solares químicos e físicos – enquanto o primeiro contém carbono e pode irritar a pele, o segundo tem em sua fórmula óxido de zinco ou dióxido de titânio e não tem causa irritante.
Levando em conta que a grande maioria dos protetores existentes combinem filtros químicos e físicos, o recomendado é aplicá-lo após o hidratante, já que este forma uma proteção frente aos princípios ativos da loção. No caso de filtros químicos, exclusivamente, utilize-os antes da aplicação do filtro.
2) Como usar filtro solar e maquiagem?
A saúde é importante, assim como a nossa beleza, não é mesmo? Para usá-los juntos, aplique o filtro solar primeiramente, logo em seguida à limpeza de pele.
Deixe-o estabilizar e ser absorvido pela pele facial e, após o processo, esteja livre para fazer uma maquiagem “arrasa-quarteirão”.
3) Como usar filtro solar no rosto?
Por falar em pele facial, imagino que você realmente se preocupe com a saúde e beleza do rosto, certo? Porém, você realmente sabe como usar o filtro solar nesta região?
Não há dúvidas de que uma aplicação bem feita garante os melhores resultados. Em suma, comece pelos olhos, realizando uma leve massagem para estimular a região e reduzir as olheiras.
Não aplique em demasia, já que a pele desta área não é tão espessa. Espalhe de fora para dentro, passando para a testa (com movimentos de baixo para cima), queixo e maçãs do rosto (também com o sentido de baixo para cima) e pescoço (levando-o sempre para baixo).