Vale a pena ter ‘um dia de lixo’?

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem faz dieta ou está em processo de reeducação alimentar sabe o quanto é difícil seguir corretamente às recomendações e resistir às diversas tentações que aparecem pelo caminho. Para amenizar um pouco esse sofrimento, é muito comum determinar um dia de lixo, ou seja, aquele dia que você vai sair da dieta e saborear com vontade os deliciosos prazeres alimentares. Mas será que um dia de lixo é uma boa estratégia ou essa ‘pulada de cerca’ vai prejudicar os seus resultados?

Vamos ser sinceros, dificilmente alguém consegue ficar por muito tempo sem comer aquela pizza saborosa ou aquele bolo preferido. Por isso, ao invés de se aventurar por uma dieta durante duas semanas ininterruptamente e em seguida abandonar todo o trabalho, o mais prudente é colocar regras nisto.

Para não perder os resultados alcançados com a sua reeducação alimentar e a atividade física, estipule um dia da semana, e apenas nesse dia (e não o final de semana todo) coma o que sentir mais vontade e prazer, com moderação. E, para não se sentir culpado, pense no dia do lixo como uma alternativa para evitar o abandono da dieta.

Essa prática tem benefícios?

Alguns especialistas destacam que o dia do lixo pode ser importante para provocar um choque no metabolismo, quebrando a adaptação à sua dieta. Por que isso pode ser interessante? Quando o corpo se adapta a uma maneira de se alimentar, ele para de perder peso.

Com um dia livre para consumir alimentos que estão fora da sua rotina, ocorre um aumento do metabolismo para digerir a quantidade maior de calorias. No dia seguinte, ao retornar à dieta, o metabolismo continua acelerado, mas encontrará menos alimentos para digerir, provocando a perda de peso.

Sem contar que o lado psicológico também será muito beneficiado, já que os dias de mais liberdade serão considerados os melhores da sua vida.

O perigo é o exagero

Falar sobre moderação é muito importante. O dia do lixo se refere a um dia livre para comer o que tiver vontade, mas não é para começar na sexta a noite e parar somente no domingo, muito menos passar o feriado todo em um ‘dia do lixo’ eterno. É importante ter um pouco de consciência.

Comer aquela pizza da noite anterior no café da manhã, um hambúrguer calórico na hora do almoço e uma lasanha na hora do jantar, sempre acompanhados de um calórico copo de refrigerante com certeza vai fazer com que você consuma um numero muito maior de calorias do que é capaz de eliminar. E é aí que começa a desandar a sua dieta e os seus resultados.

Não existe nenhuma regra específica para o dia do lixo, mas uma dúvida comum é: devo fazer o dia do lixo de quanto em quanto tempo? O mais recomendado é seguir um plano alimentar saudável e balanceado durante a semana e realizar o ‘dia do lixo’ em um dia do final de semana, apenas um dia.

Para quem não quer abrir mão de ter um dia de folga na dieta, mas tem medo de perder os resultados conquistados, pode estabelecer apenas uma refeição para sentir-se livre para comer o que sente prazer. Agora, quem precisa eliminar muito peso é melhor ter o dia do lixo a cada 15 dias.

Mais uma dica valiosa: quem faz treino de musculação pode deixar para sair da dieta na refeição seguinte ao treino. Com essa estratégia, o organismo vai usar a caloria que acabou de ser ingerida para formar músculo e não gordura.

Mas lembre-se: liberdade para sair da dieta, não significa comer até não conseguir mais se mexer. Os alimentos menos saudáveis estão liberados, mas ainda assim, a quantidade deve ser moderada.

Conheça o nosso produto 5 HTP Hidroxitriptofano, clicando na imagem abaixo.
um dia de lixo100 mg
O 5-HTP ou Hidroxitriptofano é o precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar, eliminando a depressão e outros distúrbios como o alimentar e de humor.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments