Tempo de leitura: 2 minutos
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e tem a função de colocar o açúcar (glicose), dentro das células para que ele seja transformado na energia para o corpo.
Todos os portadores de diabetes tipo 1 e muitos portadores do tipo 2 precisam fazer a aplicação de insulina, pois devido à doença, não conseguem produzir a insulina ou a produzem em quantidade insuficiente. O procedimento é necessário para que os diabéticos possam controlar os níveis de glicose no sangue.
Tipos de insulina:
A insulina regular possui estrutura igual à produzida pelo corpo humano. Começa a agir entre meia e uma hora após aplicada. Indica-se a aplicação deste tipo antes das refeições ou, em alguns casos, após as refeições, para estabilizar os níveis de glicose após a ingestão de alimentos ricos em carboidratos.
A NPH (Neutral Protamine Hagedom), também semelhante à humana, possui em sua composição Protamina e Zinco, substâncias que podem prolongar o efeito.
Existem também as insulinas tipo pré-mistura. Elas são preparações especiais, que combinam diferentes tipos de insulina em várias proporções. Geralmente são 90:10, sendo 90% de insulina lenta ou intermediária e 10% de rápida ou ultrarrápida. As pré misturas podem apresentar outras proporções, como 50:50 ou 70:30.
Estão sendo estudados tipos mais recentes de insulina. Conhecidas como análogas, elas são desenvolvidas com base na insulina humana, e modificadas para terem ação mais curta ou mais prolongada.
Unidades de insulina
As insulinas comercializadas no Brasil são do tipo U-100. Nela existem 100 unidades de insulina por mililitro (ml) no frasco.
Pode ser aplicada no abdome (evite a aplicação a menos de 5 cm do umbigo), nádegas, coxa e parte externa do braço.
Recomenda-se um rodízio nos locais de aplicação, para evitar nódulos e outras alterações que podem ser geradas pela aplicação recorrente no mesmo local.
Só repita o mesmo ponto de aplicação após o intervalo de, no mínimo, 14 dias.
Armazenamento da insulina:
Após aberta, pode ser mantida em temperatura ambiente (menor que 30°), por 30 dias. Todos os tipos de insulina devem ser acondicionados longe da luz e do calor. Se a insulina ficar exposta à uma temperatura inadequada ou sofrer qualquer alteração, ela deverá ser descartada.
A Farmácia Eficácia indica o Insea 2! Clique aqui e leia mais no site da Farmácia Eficácia e veja como adquirir o seu produto. Lembrando que os leitores do blog possuem 10% de desconto em sua primeira compra.