Como controlar o colesterol alto

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

colesterol alto prejudica o coraçãoApesar de ser visto como vilão, o colesterol é um tipo de gordura essencial para o organismo, necessário para a produção de novas células, sais biliares e vitamina D. O problema mesmo é o excesso que pode trazer muitos prejuízos à saúde. Quer saber como controlar colesterol alto? Confira nossas dicas a seguir!

Quando está em desequilíbrio, o colesterol se deposita nas artérias ajudando a formar placas de gordura nessas estruturas e a endurecer os vasos (aterosclerose). Esse acúmulo cada vez maior de gordura obstrui as artérias e vasos, provoca o aumento da pressão arterial e consequentemente, pode afetar o funcionamento do coração.

Quem sofre com o problema sabe mesmo que a principal solução não está nas pílulas e sim em uma rigorosa dieta para controlar colesterol.  Para regular o LDL, evitar o consumo diário de margarinas, sorvetes, batatas fritas e biscoitos já é um belo começo para manter uma vida das doenças cardiovasculares.

A seguir, listamos 10 ótimos alimentos para controlar colesterol:

Aveia e outras fibras

A fibra solúvel se une às gorduras e provoca a sua eliminação através das fezes. Além da aveia, o arroz integral também é bem recomendado na alimentação.

Peixe

O ômega-3 presente no peixe é importante para dissolver o colesterol ruim e os triglicerídeos no sangue. Salmão, atum, cavala, sardinhas, arenque e truta são os mais indicados para serem consumidos pelo menos duas vezes por semana.  

Alcachofra

Suas fibras são bem resistentes à ação de enzimas e por isso ajuda na quebra de gorduras e no controle do colesterol, sendo muito recomendado para prevenir doenças cardíacas.

Laranja

Os flavonoides (substâncias antioxidantes) limitam a absorção do colesterol no intestino, o que diminui os níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo.

Açai

Apesar de possuir alto teor de gordura, tem gorduras benéficas ao organismo que auxiliam a redução do colesterol ruim e melhoram o bom colesterol.

Chocolate amargo

Esse delicioso pedacinho de doce também é rico em flavonoides e ajudam a reduzir as chances de doenças do coração. Mas nada de abusar! É preciso ficar atento ao consumo de açúcar. 

Chá

Ajudam a prevenir a formação de coágulos, uma das principais causas de ataques do coração. Em especial, o chá verde é muito indicado para prevenir inflamação nos tecidos.

azeite ajuda a dissolver o LDLAzeite de oliva

É recomendado consumir duas colheres de azeite de oliva diariamente para ajudar a dissolver o colesterol ruim (LDL) sem modificar os níveis de colesterol bom (HDL).

Vinho tinto

Assim como a prática regular de exercícios físicos, uma taça de vinho tinto por dia faz com que os níveis de HDL, seja elevado em cerca de 12%.

Frutos secos e grãos integrais

Ambos possuem um ingrediente que inibe a absorção de colesterol da comida. É recomendado consumir uma pequena quantidade diariamente.

Manter os hábitos bem saudáveis também é muito importante para controlar e prevenir o colesterol ruim. Abandone o cigarro, evite o consumo excessivo de álcool e elimine o fast food!

E não esqueça! Dieta controlada e atividade física regular é uma dupla infalível para manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em perfeito equilíbrio, afastando de perto o risco de infarto e derrame cerebral.

Conheça o produto Sais Biliares, clicando na imagem abaixo.

Sais Biliares – 60 cápsulas

Sais Biliares 300 mg

 

Sais Biliares ou ácidos biliares, são encontrados na bile e excretados no intestino delgado. Tem grande importância, pois garantem a absorção dos nutrientes da alimentação.

 

comprar

 

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments