Tempo de leitura: 3 minutos
Para muitas pessoas, a limpeza dos cabelos só é completa com um bom shampoo e muita espuma. Esse é o seu caso? Então esqueça! Você precisa conhecer o tratamento Low Poo, técnica muito conhecida por limpar o cabelo com produtos mais leves sem danificar a proteção capilar. Ficou curiosa?
Na lavagem normal do cabelo, a água purifica os fios e a espuma limpa a sujeira, para completar o processo de limpeza. Porém, essa espuma, quando sai do cabelo e cai no ralo leva junto mais do que a sujeira dos fios.
Os componentes dos shampoos, responsáveis pela espuma, acabam removendo os lipídios naturais do cabelo e do couro cabeludo, nutrientes necessários pela sedosidade e proteção capilar.
Os cabelos crespos e cacheados são, geralmente, mais secos e, por isso sofrem demais com os danos dos shampoos comuns.
O tratamento low poo
É pensando na saúde dos fios do seu cabelo que a técnica low poo se popularizou. A técnica prioriza o uso de produtos de limpeza mais leves, como substâncias que tratam o cabelo por completo, sem acabar com os nutrientes dos fios e agredir a fibra capilar.
Traduzindo o termo ao pé da letra, low poo significa pouco shampoo. Mas na verdade, o tratamento consiste na substituição do shampoo comum pelo shampoo sem sulfato (substância que resseca e tira a oleosidade natural dos fios) e sem Petrolatos (que deixam o cabelo pesado, inibem a absorção de nutrientes e mascaram a saúde dos fios).
Assim, a ideia é garantir a limpeza adequada e a hidratação dos fios, com produtos como Betaína cocamidopropyl (Anfótero) e Sulfossuccinato de Sódio de Dioctilo. Eles são mais leves e fazem menos espuma, mas proporcionam limpeza profunda sem prejudicar os fios.
Então, a primeira coisa que você precisa saber é que no tratamento low poo os produtos liberados são aqueles livres de silicones, óleos minerais, parabenos e sulfatos.
Como iniciar o tratamento Low Poo
Agora que você já sabe disso, sua missão, não tão fácil, é encontrar esses produtos no mercado para iniciar os cuidados com o seu cabelo!
Com os produtos em mãos, o tratamento low poo para iniciantes começa
com uma ultima lavagem com produto com sulfato. Pode ser um que você já tenha em casa mesmo, só é importante observar a composição, pois ele não pode ter os seguintes itens:
- Óleo mineral (mineral oil)
- Parafina líquida (paraffinum liquidum)
- Isoparafna (isoparafin)
- Petrolatos (petrolatum)
- Vaselina (vaselin)
- Dodecano (dodeceno),
- Isododecano (dodeceno)
- Alcano (alkane).
Após essa lavagem seu cabelo pode ficar com aspecto de ressecado por causa do uso do sulfato, mas não se preocupe: é só fazer uma hidratação com produtos liberados para low poo.
Para isso, siga o cronograma capilar low poo:
- Hidratação: para repor a água dos fios, necessária para manter a saúde capilar e melhorar a absorção dos nutrientes.
- Nutrição: etapa necessária para que repor os lipídeos do cabelo, para garantir a flexibilidade e maleabilidade.
- Reconstrução: importante para reposição proteica dos fios, para dar massa e força ao cabelo, perdidos com os processos químicos.
Um ultima observação: no tratamento low poo para iniciantes é necessário higienizar os objetos usados no cabelo (como pente, escova e presilhas) tirar os resíduos dos produtos antigos, proibidos no tratamento low poo. Essa limpeza pode ser feita com shampoo com sulfato, mas sem petrolatos.