Glúten faz bem ou mal à saúde?

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 2 minutos

Ainda existem muitos rumores sobre o glúten em nossa alimentação. Muitos acreditam que é necessário a eliminação de todos alimentos que possuem em sua composição o glúten, outros acham que isto é um exagero. Mas afinal, glúten faz bem ou mal à saúde?

O glúten é uma proteína muito dura encontrada no trigo, cevada, centeio e outros produtos e muitas pessoas hoje em dia possuem um nível de intolerância, ocorrendo alguns efeitos colaterais ao ingerir um alimento rico em farinhas de trigo, por exemplo. No artigo Sintomas de intolerância ao glúten conversamos sobre algumas reações que as pessoas têm quando comem algum alimento com glúten. Está na dúvida? Leia este artigo!

Glúten, o vilão!

O trigo possui proteínas gliadina que possui efeito tóxico no organismo de pessoas sensíveis ao glúten. Com a ingestão de alimentos ricos desta proteína, a longo prazo o intestino ficará bastante afetado, com inflamação e comprometendo a absorção de nutrientes essenciais para o organismo. Então não vamos bobear. Se você possui algum problema com o glúten, converse já com o seu médico e veja a possibilidade de tratar o seu intestino.

Glúten vs Tireoide

Se você fizer uma rápida pesquisa ou conversar com o seu médico, descobrirá a relação do glúten com algumas doenças na tireóide. Mas afinal, por que existe esta relação?

Lembram da proteína gliadina citada no tópico anterior? Então, quando esta proteína consegue entrar na corrente sanguínea ela fomenta o corpo na produção de anticorpos. Esses anticorpos acabam atacando a tireóide. Portanto, é bastante importante avaliar o paciente que possui alguma doença auto imune na tireoide em relação a alergia ou intolerância ao glúten.

Glúten vs outras doenças

Conforme o jornal New England Journal of Medicine, o glúten pode estar relacionado em diversas doenças, tais como:

  • Anemia
  • Artrite
  • Alergias
  • Dermatites
  • Depressão
  • Doenças intestinais
  • Enxaqueca
  • Esclerose Múltipla
  • Lúpus

Afinal, abolir o glúten?

Para as pessoas que possuem doenças relacionadas à tireoide ou qualquer doença autoimune, o ideal daqui para frente é a diminuição na ingestão de produtos que contém glúten. Você deseja prevenir algum mal? Então substitua o glúten por outra farinha. O que não aconselhamos até a verificação e uma conversa com o seu médico é na proibição total do glúten. Proibição é algo muito forte para ser falado sem conhecer o histórico do paciente.

Conheça o produto Farinha de Berinjela, clicando na imagem abaixo.
glúten100 g
A Farinha de Berinjela se mostrou eficiente no auxilio em dietas de perda de peso, combatendo a obesidade, reduzindo medidas e regulando o intestino.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments