Tempo de leitura: 3 minutos
Está nadando em um mar de tarefas inacabadas? A distração é algo que faz parte do cotidiano do ser humano e às vezes, mesmo com objetivos e metas bem planejados, as coisas parecem difíceis e não é possível dar conta de tudo que foi proposto fazer.
Essa situação é normal. São muitas ideias e pensamentos, ao mesmo tempo, que acabam atrapalhando a concentração ou tendem a ficar vagando aleatoriamente, uma vez que o cérebro nem sempre está ao nosso favor.
E, exatamente por não ser possível controlá-lo totalmente, a concentração e o foco são habilidades essenciais para praticamente qualquer atividade a ser desenvolvida. Mas é aí que pode surgir outro obstáculo: a dificuldade de focar-se durante muito tempo em determinada tarefa sem que o pensamento seja desviado contra sua vontade.
Entretanto, o que a maioria das pessoas não sabe, é que, em muitos casos, não é preciso procurar uma especialista para definir um tratamento para concentração, pois a capacidade de concentração pode ser exercitada naturalmente, apenas com a ajuda de alguns exercícios.
Como aumentar a atenção e concentração:
- Pegue um livro e conte o número de palavras de uma determinada página. Conte novamente após terminar o exercício, para conferir se o resultado será o mesmo;
- Conte de 100 até um, pulando a cada 3 números: 100, 97, 94, 91 etc;
- Pegue uma fruta, segue em suas mãos e examine a forma, o cheiro e a sensação de segurá-la em suas mãos. Tente ignorar pensamentos irrelevantes como: momento em que a comprou, sobre como ela cresceu, seu valor nutritivo, etc.
- Pegue um objeto, observe-o com atenção durante 30 segundos, depois feche os olhos e tente descrevê-lo, de maneira clara e precisa. Se alguns detalhes não estiverem perfeitamente claros observe de novo o objeto e torne a fechar os olhos. Repita até que você consiga uma descrição clara e completa do objeto.
- Escolha um ambiente silencioso, sente-se em posição confortável. Pegue um relógio que faça barulho e concentre sua atenção no ritmo. Deixe que o som ocupe todo o seu espaço mental, sem se apegar a qualquer pensamento que possa vir a passar por sua mente.
Algumas outras dicas de concentração também são importantes e podem ser muito úteis para melhorar concentração nos estudos ou no trabalho: dê prioridade ao que é mais importante; organize-se, fixando metas, datas e horários; mantenha o foco; insista mesmo se a mente fugir algumas vezes; descanse, pare, respire e tente esvaziar a mente por alguns minutos antes de reiniciar; relaxe em algum momento do dia, realizando uma atividade prazerosa.
Para alguns, usar floral para concentração pode ser a solução de grande valia neste momento, pois além de ajudar com as questões acima, traz segurança e a certeza de sempre é possível superar as barreiras e os desafios.
Lembre-se: uma cabeça que pensa demais ou não foca em uma coisa só tende a se perder (distrair).
Conheça o produto Floral para Provas, clicando na imagem abaixo.
Floral para Provas