Tempo de leitura: 2 minutos
O câncer de próstata é hoje o tumor mais frequente em homens, tornando-se uma das doenças masculinas mais comuns.
Câncer de próstata é uma doença na qual ocorre o desenvolvimento de um tumor na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle.
Para a prevenção do câncer de próstata já está comprovada a eficiência de uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal. Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
A próstata é uma glândula que se situa no interior da pélvis, encostada na base da bexiga. É um órgão insignificante se comparado ao tamanho do corpo. Pesa 15 gramas nos adolescentes.
Com o passar dos anos, porém, começa a crescer e gera vários problemas que comprometem a qualidade de vida dos homens mais velhos.
Quando essa glândula cresce e não invade os tecidos vizinhos, ocorre a hiperplasia que provoca aumento na frequência das micções e esforço para urinar.
O aumento do tamanho da próstata é um processo estimulado pela presença do hormônio testosterona e ocorre durante toda vida no sexo masculino. Quanto mais velho o homem, mais tempo a sua próstata teve para crescer. Isto significa que com a idade, praticamente todos os homens terão hiperplasia prostática benigna. A hiperplasia da próstata é um processo natural do envelhecimento e não se transforma em câncer de próstata.
O crescimento benigno da próstata provoca transtornos urinários que, se não comprometem a extensão da vida, prejudicam sua qualidade. O homem com hiperplasia de próstata levanta várias vezes durante a noite e, no dia seguinte, acorda cansado e indisposto.
O tratamento para hiperplasia deve ser indicado para quem tem a qualidade de vida comprometida por causa desse crescimento benigno. Existem medicamentos como a finasterida, que diminui um pouco o tamanho da próstata, e os bloqueadores chamados alfa-adrenérgicos, que abrem o canal da uretra. Infelizmente, não existe ainda nenhum remédio que faça a glândula voltar às dimensões normais.
Quando o quadro se torna grave e o prejuízo à qualidade de vida é grande é necessário recorrer à cirurgia que é feita pelo canal uretral.
Outro sintoma do crescimento da próstata é a disfunção erétil (impotência), que ocorre por compressão dos nervos que controlam a ereção.
Conheça o produto Saw Palmetto, clicando na imagem abaixo.
Saw Palmetto – 120 Cápsulas
Saw Palmetto é um extrato do fruto do Sabal, possui uma ação anti-inflamatória e auxilia no tratamento da próstata e de infecções da bexiga (cistite).