Tempo de leitura: 3 minutos
Você já ouviu falar em drenagem linfática? A técnica criada na Dinamarca é um tipo de massagem que tem como objetivo eliminar o inchaço, ajudar a combater a celulite e as gordurinhas localizadas, desintoxicar o organismo, diminuir os sintomas da TPM e ainda ativar o sistema imunológico. Gostou? Então, termine de ler o artigo para saber como fazer a incrível técnica da drenagem linfática sozinha.
Os específicos movimentos dessa massagem estimulam a circulação linfática (uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo) a trabalhar de forma mais acelerada. E, como resultado, o organismo elimina mais rápido líquidos e toxinas que o corpo não necessita desinchando, reduzindo medidas e melhorando as celulites.
É um tipo de massagem muito recomendada principalmente para pessoas em fase pré ou pós-operatória, antes e depois da gestação e, durante o processo de emagrecimento. É possível fazer a técnica massagem todos os dias, mas você já vai conseguir ver um resultado interessante se fizer a massagem de duas a três vezes por semana.
Principalmente quando você for fazer a drenagem linfática sozinha, os grandes segredos são a pressão e a forma de movimentar durante a massagem que, quando corretos, trarão o benefício esperado.
Como fazer a drenagem linfática
Quem sofre com retenção de líquido sabe o quanto é ruim ficar com o corpo todo inchado e, até mesmo dolorido em algumas regiões. Por isso, mãos à obra!
Veja aqui todas as dicas e técnicas necessárias para fazer uma auto drenagem linfática eficiente.
Importante: faça movimentos circulares com o polegar sempre com movimentos ascendentes. Com a mão em forma de conchinha, faça também movimentos lentos e de leve compressão como se estivesse bombeando a pele.
- Com a perna apoiada em um banco, inicie a massagem pela coxa, em direção à virilha, com uma mão virada em direção contrária à outra.
- Depois, faça o movimento na região que vai do tornozelo até o joelho, pela parte de trás da perna, bombeando atrás do joelho.
- Repita cada gesto cinco vezes.
No abdômen
- Com o creme, faça um movimento em espiral, de baixo para cima, da esquerda para a direita, acompanhando o movimento do intestino.
- Passe as mãos lateralmente, puxando do final das costelas para a frente, dos dois lados.
- Depois, da lateral da cintura em direção à virilha.
- Repita a massagem cinco vezes.
- Por último, empurre a barriga para baixo, em direção à virilha.
- Com as mãos abertas, faça um movimento de alisar e “puxar” a pele, na parte de trás da coxa, até o bumbum.
- Suba, e, depois deslize o movimento do bumbum para a frente, empurrando em direção à virilha.
- Alise do bumbum para a lateral, para a frente e para baixo, bombeando sempre a virilha.
Se preferir, óleos de massagem ou cremes podem ajudar no deslizamento das mãos, além de diminuir o atrito com os pelos, principalmente no caso dos homens. Prefira cremes com princípios ativos que ajudam a melhorar a circulação e combater a celulite – como cafeína, guaraná, ginko biloba, cavalinha e centelha asiática.
Para realizar uma drenagem linfática mais eficiente e diminuir medidas e celulites, a Farmácia Eficácia indica a Drenagem Linfática em cápsulas (CactiNea)! Clique aqui e leia mais no site da Farmácia Eficácia e veja como adquirir o seu produto. Lembrando que os leitores do blog possuem 10% de desconto em sua primeira compra.