Tempo de leitura: 2 minutos
Os sintomas da TPM são muitos e variam de mulher para mulher. A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é classificada como síndrome, uma vez que é um conjunto de sintomas que aparecem de uma a duas semanas antes da menstruação e desaparecem nos primeiros dias do início do ciclo menstrual.
A causa exata da síndrome pré-menstrual não é conhecida, mas muitos fatores podem contribuir para esta condição como as alterações nos níveis hormonais. Mudanças químicas no cérebro e alterações nos níveis de serotonina também podem desencadear alguns sintomas.
Outros fatores que podem estar associados à TPM são o stress ou problemas psicológicos, além de baixos níveis de vitaminas e minerais, diminuição do cálcio e do magnésio no organismo, excesso de sal nos alimentos e ingestão de bebidas alcóolicas.
Quais são os sintomas da TPM?
Alterações do humor, mamas doloridas, compulsão por comer doces, fadiga, irritabilidade e depressão estão entre os sintomas mais comuns da TPM.
TPM sintomas físicos e emocionais
Sintomas físicos
- Dores musculares e nas articulações
- Dor de cabeça
- Fadiga
- Ganho de peso por retenção de líquidos
- Aumento da circunferência abdominal
- Sensibilidade aumentada nos seios
- Aparecimento de acne por oleosidade excessiva na pele
- Constipação ou diarréia
- Edema nas mãos e nos pés
Sintomas emocionais
- Tensão e ansiedade
- Depressão
- Alterações de humor, impulsividade, irritabilidade, raiva
- Agressividade
- Alterações no apetite, compulsão por certos alimentos
- Insônia ou sonolência
- Recolhimento social, reclusão
- Dificuldade de concentração
- Diminuição da libido
Você pode reduzir os sintomas da TPM fazendo modificações nos seus hábitos alimentares, nas suas atividades físicas e em suas atividades diárias.
Inclua na sua dieta os carboidratos complexos ou integrais. Possuem teor de gordura relativamente baixo, são ricos em vitaminas, minerais e fibras e sua digestão é lenta – o que evita as grandes elevações e quedas nos níveis glicêmicos. São exemplos: batata inglesa, bata doce, milho, macarrão, arroz integral, feijão, ervilhas, lentilhas, aveia.
O excesso de sal deve ser evitado para reduzir a retenção de líquidos e aumente a ingestão de frutas, vegetais, cereais e grãos.
É importante incorporar algum tipo de atividade física regular em sua rotina. Faça pelo menos 30 minutos de atividade física de 4 a 6 vezes por semana. Exercícios físicos regulares ajudam a melhorar a sua saúde e aliviam os sintomas de fadiga e alterações de humor.