Tempo de leitura: 2 minutos
De todos os incômodos que afetam o corpo do ser humano ao longo de sua vida, as dores musculares são as mais prevalentes. É muito difícil encontrar alguém que não tenha sofrido com elas pelo menos uma vez na vida. Mas, apesar de algo que acontece com todo mundo, esse incômodo não é normal. A dor é um mecanismo de autoproteção do corpo, uma espécie de alerta para a possibilidade de o músculo ser danificado.
Também chamada de mialgia, as dores musculares acometem qualquer parte do corpo devido à tensão nos músculos. As causas mais comuns são esforço físico exagerado, provocado por sobrecarga além do limite individual (pode ocorrer em treinos esportivos ou em atividades diárias), postura incorreta ou até estresse.
Dores musculares intensas também podem ser causadas por males reumáticos, como fibromialgia e espondilite anquilosante, sem que haja qualquer tipo de traumatismo associado.
Saia do sedentarismo! As dores musculares pelo corpo podem ser evitadas com um bom condicionamento físico, pois é importante preparar o músculo para o esforço ao qual será submetido, mesmo que esse esforço sejam atividades cotidianas como varrer a casa ou carregar sacolas de supermercado.
Mas, se você não teve cuidado e já está sofrendo com as dores musculares pelo corpo, existem algumas dicas de como lidar com essas dores musculares e o que fazer para aliviá-las:
- Aplicar toalhas quentes na região dorida;
- Massagear a zona muscular dolorida, se possível com pomadas específicas, anti-inflamatórias e relaxantes musculares;
- Se a dor vier acompanhada de inchaço, vale aplicar gelo, com uma ressalva: ele só deve ser usado por 20 minutos, sempre envolto em um pano úmido, para que não encoste na superfície da pele;
- Descanse o músculo, evitando fazer esforços com a região dolorida. Os exercícios físicos devem ser evitados enquanto a dor se mantiver.
- Sessões de fisioterapia podem ser uma opção para controlar dores musculares intensas. Práticas da medicina alternativa, como acupuntura, também pode ser uma solução eficaz;
- Se as dores forem bastante incômodas talvez seja necessário o uso de um anti-inflamatório.
Agora que você já sabe como aliviar dores musculares, não precisa mais sofrer com elas. Exercite-se regularmente!
Conheça o produto L Carnitina, clicando na imagem abaixo.
L Carnitina