Tempo de leitura: 3 minutos
Apesar de sempre ser visto como vilão, o colesterol é um tipo de gordura essencial para o organismo, cuja função está relacionada à produção de novas células, sais biliares, vitamina D e hormônios (testosterona e progesterona). O problema, na verdade, é que em excesso traz prejuízos sérios à saúde. Quer saber soluções naturais para controlar o colesterol alto e manter a saúde do seu organismo protegido?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto e outras doenças associadas que acometem o sistema vascular, principalmente infarto e AVC. Isso porque, quando está em excesso, o colesterol vai se depositando nas artérias e forma placas de gordura que provocam o entupimento das veias e artéria (aterosclerose) e impedem a circulação sanguínea normal.
Mas o que é esse tal de colesterol?
Conforme já dissemos anteriormente, o colesterol é um tipo de gordura essencial para o desempenho de algumas funções em nosso organismo.
Cerca de 70 e 80% dessa gordura é produzida naturalmente pelo nosso fígado, sendo suficiente para as funções que desempenha. O restante da porcentagem vem da alimentação. E é ai que mora o perigo! A ingestão de alimentos com muito colesterol aumenta os níveis dessa gordura em nosso corpo e ela irá se alojar diretamente nas paredes das artérias, o que pode causar futuros problemas cardíacos.
Além da má alimentação, as causas do aumento do colesterol no sangue também podem envolver: fatores genéticos, ritmo de trabalho do seu organismo, obesidade, falta de atividade física e algumas doenças (diabetes, doenças no fígado, doenças renais ou problemas na tireoide).
Para tratar colesterol alto é necessário adotar alguns hábitos de vida mais saudáveis como:
- Evitar o consumo excessivo de alimentos como carnes, leite e seus derivados, gema de ovos, manteiga;
- Incluir na sua alimentação, chá de berinjela ou dente-leão ou alcachofra, suco de abacaxi e alimentos como soja, amêndoas e nozes, peixe, limão, alho e fibras alimentares solúveis (encontradas na aveia, linhaça, no feijão e nas frutas);
- Praticar atividades físicas regulares;
- Fazer exames rotineiros, para acompanhar as taxas de colesterol e/ou controle de alguma doença que interfira nessas taxas.
Veja duas receitas de chás recomendados para tratar colesterol alto:
Chá de Sete Sangrias
Beba uma xícara até três vezes ao dia.
- Ingredientes necessários:
- 1 xícara de chá de água;
- 1 colher de chá sete sangrias picado.
Como preparar: Ferva a água, coloque o chá em infusão (tampado) por dez minutos, coe e beba.
Suco de alho com acerola e abacate
Tome até 2 vezes por dia após o almoço e o jantar.
Ingredientes necessários:
- 3 dentes de alho
- 100 g de polpa de acerola
- ½ abacate
- 2 copos de água
Como preparar: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.
O que você achou das receitas? Conhece novas receitas e dicas? Compartilhe suas ideias nos comentários e também, acesse o nosso site e conheça um excelente produto natural que contribui para a diminuição do colesterol. Diga adeus ao colesterol alto clicando aqui!