Tempo de leitura: 3 minutos
O colágeno está presente em muitos alimentos e também em produtos que usamos no dia a dia, como xampus e hidratantes, mas para o organismo ele é muito importante, principalmente por suas propriedades de sustentação e elasticidade.
O nosso corpo produz colágeno e a alimentação rica dele faz toda a diferença para uma vida mais saudável. Por isso que incluir essa proteína na alimentação pode evitar doenças como a osteoartrite.
Os melhores alimentos que contém o colágeno são as carnes vermelhas, frango, peito de peru, peixes, ovos, queijo, leite e iogurte desnatado. Essa proteína precisa estar presente na sua vida!
Estudos mostram que a suplementação com peptídeos de colágeno tipo 1 e colágeno tipo 2 tem potencial para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com dores nas articulações.
Atuação dos colágenos tipos 1 e 2
A suplementação de peptídeos de colágeno tipos 1 e 2 tem funções terapêuticas em pacientes com osteoporose e osteoartrite, além de auxiliar na proteção das articulações dos joelhos. A mais conhecida delas é o alívio nos sintomas de dor. Pesquisas também apontam para um potencial aumento da densidade óssea e um efeito protetor da cartilagem articular.
O colágeno tipo 2 é indicado em doenças articulares autoimunes, como osteoartrite autoimune, inflamação de articulações, lesão em cartilagens e artrite reumatoide.
A ingestão de leite, carne, frango, peixe e alguns vegetais pode fornecer os aminoácidos diretamente ligados à síntese do colágeno tipo 1. Entretanto, para casos mais agudos, pode ser recomendada a suplementação com colágeno para artrose.
A alimentação pode não ser suficiente para fornecer a quantidade ideal de nutrientes que nosso organismo precisa. Por isso, uma forma de ajudar a regeneração do colágeno é fornecer seus precursores por meio de suplementação, para que o organismo produza o que foi desgastado. Confira!
Vitamina C
O ácido ascórbico é o principal cofator na transformação dos aminoácidos prolina e lisina em hidroxiprolina e hidroxilisina. Sem essa etapa não há formação de colágeno em nosso corpo. E isso faz da vitamina C uma molécula vital para a saúde dos tecidos conectivos.
Vitamina D3
A vitamina D3, além de auxiliar na fixação do cálcio do tecido ósseo, também auxilia na regeneração da cartilagem destruída, inibindo a progressão da artrose. Para a artrite reumatoide, o uso combinado de vitamina D3 com peptídeos de colágeno diminui a produção de substâncias pró-inflamatórias.
Manganês
Indispensável para a formação do colágeno das articulações, o manganês é indiretamente responsável pela ativação das células da cartilagem (condrócitos), além de atuar no metabolismo ósseo.
Vitamina K
Bastante promissora no tratamento de artrose, a vitamina K tem sua ação no tecido ósseo, prevenindo a osteoporose. Nas articulações, a vitamina K pode auxiliar através de seu potencial anti-inflamatório.
Zinco
Sua presença é indispensável para a formação óssea e síntese de colágeno. A suplementação com zinco resulta em maior síntese de massa óssea e colágeno.
Outras funções do colágeno
Tradicionalmente, o colágeno é mais conhecido devido aos benefícios que proporciona para a saúde da pele, tais como a hidratação e melhora da elasticidade, ajudando a prevenir o envelhecimento cutâneo.
Além dos benefícios para as articulações e a pele, há também estudos ligando o colágeno a um controle do ganho de peso na menopausa.
Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica.
Veja mais detalhes sobre COLÁGENO HIDROLISADO VERISOL NEUTRO, clicando na imagem abaixo.