Tempo de leitura: 4 minutos
Uma limpeza de pele profunda é sinônimo de rosto renovado e pele lisinha, sem sinais de cravos e espinhas. Mas será que até mesmo na estação mais quente do ano, quando a pele sofre diariamente com agressões solares, a limpeza de pele é um procedimento bem recomendado?
Na estação mais calorosa, muitas pessoas aproveitam para tirar uns dias de folga e curtir um bom descanso, principalmente em locais que oferecem sensação refrescante. Praias, piscinas e cachoeiras são os locais preferidos nessa época do ano.
No entanto, além dos raios solares, outros agentes externos, como areia, sal e cloro, também são prejudiciais à pele.
Isso significa que você deve redobrar a atenção e os cuidados com a pele para evitar manchas causadas pelo sol, queimaduras, ressecamento, descamações e mais acnes e espinhas.
O que é limpeza de pele?
A limpeza de pele é um tratamento facial quem tem como objetivo principal remover os cravos (abertos ou fechados), as impurezas da pele, e os milius (pequenos cistos salientes provocados pela obstrução dos poros da pele) e as células mortas.
Também é indicado para remover impurezas artificiais, como óleos, cremes, e outros de maquiagem, sempre com a intenção de deixar a pele com aspecto mais saudável e juvenil.
A frequência do tratamento facial pode variar de acordo com o seu tipo de pele e se você tem mais cravos, por exemplo. Mas a recomendação é que a limpeza de pele profunda ocorra uma vez por mês, que é período de renovação das células, para ajudar a manter o equilíbrio das peles secas, normais, oleosas e mistas.
Porém, nessa época mais quente do ano os especialistas dão um alerta: a exposição solar prolongada aumenta a atividade da melanina (substância responsável pelo “bronzeado” da pele) e as radiações solares causam queimaduras. Portanto, não é recomendado usar nenhuma substância agressiva na pele, pois podem surgir manchas que ficam mais evidentes quando o bronzeado acaba.
Então, não é recomendado fazer uma limpeza de pele no verão? Se a sua intenção é aproveitar bastante esse período mais quente em atividades que exijam mais exposição ao sol, a recomendação é não fazer uma limpeza de pele profunda.
Entretanto um bom momento para fazer limpeza de pele é algumas semanas após o verão ou após terminarem as suas férias e você não for mais ficar tão exposta às radiações solares dessa época do ano.
Especialmente porque o suor excessivo e o uso do protetor solar várias vezes ao dia acabam deixando a pele mais oleosa, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas.
Inclusive, já existem tratamentos pós-sol específicos para cada tipo de pele, indicados para pessoas que estão com a pele desidratada ou descamando. Entre eles: microdermoinfusão, limpeza de pele com anestesia tópica, mini peeling.
Como cuidar da pele no verão?
Você pode amar a praia, piscina e o verão. Mas a sua pele sofre bastante com as radiações solares e é importante tomar alguns cuidados para não colocar em risco sua saúde.
As radiações solares causam queimaduras, alteram a pigmentação, ressecam as peles normais e secas e aumentam a oleosidade das mistas e oleosas. O calor dilata mais rapidamente os poros, que ficam acessíveis aos agentes externos que provocam o surgimento de cravos e espinhas. O resultado é aquela pele mais grossa e pesada, com textura mais áspera.
Mas não poder fazer uma limpeza de pele profunda, não significa que você não pode cuidar da pele.
- Todos os dias, de manhã, lave o rosto com sabonete antisséptico, aplique um hidratante específico para o seu tipo de pele e quinze minutos depois passe o protetor solar, que deve ser aplicado novamente a cada três horas.
- Antes de dormir, lave o rosto com um sabonete normal e reaplique o hidratante.
A hidratação e o uso diário do protetor solar são atitudes importantíssimas para manter a sua pele sempre saudável e com aparência bonita.
Conheça o produto Creme clareador de pele, clicando na imagem abaixo.