Tempo de leitura: 2 minutos
Estar bem disposto é sempre bom, não importa a idade. Porém, com o passar dos anos, manter a boa forma passa a ser cada vez mais importante. Pensando nisso, separamos hoje 5 dicas de exercícios para aumentar a força muscular para idosos.
Importância do treinamento de força para idosos
Com o passar dos anos, o nosso corpo está cada vez mais propenso a dores musculares, lesões, problemas ósseos e nas articulações. Por isso, é sempre importante manter o corpo saudável.
Além disso, existem doenças que causam perda de massa muscular, como a osteoartrite ou a síndrome de Guillain-Barre, às quais deve-se estar sempre atento.
1. Natação
A natação é um exercício excelente, não só porque desenvolve a musculatura, como também traz grandes benefícios para o sistema respiratório. Uma rotina de uma hora, três vezes por semana é uma boa forma de começar a se exercitar.
2. Contrações musculares
Alguns exercícios diários são importantes para dores ou lesões localizadas, para que o músculo se desenvolva e fique resistente, evitando novas lesões.
Para lesões na mão ou no pulso por exemplo, aperte uma bolinha com o máximo de força por 5 segundos, e depois solte, abrindo a mão o máximo possível por mais 5 segundos. Repita por 10 vezes seguidas.
3. Alongamento
Exercícios de alongamento são muito importantes para evitar a atrofia dos músculos e devem ser feitos diariamente.
Em pé, abra um pouco as pernas e toque o mais próximo do pé esquerdo com a mão direita. Faça a mesma coisa com o pé esquerdo, tocando-o com a mão direita. Essa é uma forma de alongar os músculos das pernas e da região do quadril.
4. Caminhadas
Caminhar é uma excelente forma de começar bem o dia, exercitar os músculos e melhorar a circulação sanguínea. Uma hora de caminhada por dia é ideal para melhorar a disposição.
5. Musculação
Quem acha que academia é lugar de gente jovem está muito enganado. O ganho de massa muscular para idosos não é proibido, e com o acompanhamento certo, uma rotina de musculação é bem-vinda. Basta ter cuidado, pois a quantidade de peso não é relevante, e sim a qualidade do exercício.
Conheça o produto Cálcio de Ostras, clicando na imagem abaixo.
Suplemento vitamínico-mineral 45 Cáps