Tempo de leitura: 5 minutos
Preenchimento labial é um procedimento que volta e meia se torna alvo de especulações. Com tanta adesão e comentários sobre o tema, novas técnicas surgem, prometendo mais segurança, conforto e naturalidade. Entre elas, um laser para substituir as dolorosas injeções de ácido hialurônico e um creme para usar em casa.
Com o laser Pro Collagen V+, saem as agulhas e entram os disparos de luz que é indicado para dar volume e tratar rugas conhecidas como código de barras, o que não é possível apenas com os preenchedores injetáveis.
Ele age através de um pulso tão longo que a dissipação de calor se dá tanto na derme profunda, quanto na musculatura dos lábios e o resultado é conseguido por meio da retenção de água e hipertrofia dos tecidos.
Outro equipamento com função semelhante é o Fotona, já bastante conhecido. A diferença de um para o outro é mais técnica — a onda do Fotona é menor, de 1064 nanômetros, enquanto a do Pro Collagen é de 2940 nanômetros. Os resultados são semelhantes e o sensorial da sessão também.
Mas, não espere sair da sessão com uma bocarra, pois a aparência é bem natural. Os resultados são sutis, porém perceptíveis. Não chega a ser um aumento dramático, como vemos em casos de preenchedores, sendo mais vantajoso por ficar mais bonito e bem natural. A técnica funciona também em pessoas com lábios muito finos e também ajuda na recuperação da pigmentação natural, muitas vezes perdida com a idade.
Por não ser um procedimento invasivo, após uma sessão é possível voltar imediatamente às atividades normais, tendo o cuidado necessário de evitar a exposição solar nas duas semanas seguintes.
Com o passar do tempo, os lábios voltam a ter o mesmo formato de antes.
O laser é muito mais confortável que as injeções, já que sua aplicação envolve apenas difusão de calor. No entanto, apesar de a falta de agulha ser um alívio, não é uma técnica totalmente indolor. Indica-se o uso de anestésico quando a pessoa é muito sensível a altas temperaturas.
Cada vez mais popular, o preenchimento labial corrige assimetrias, promove contornos mais definidos e elimina rugas ao redor da boca. Mas, o interesse das mulheres pelo preenchimento é para aumentar os lábios, deixando-os mais volumosos e com aspecto “carnudo”.
Com o preenchimento na boca cada vez mais em alta, veja o que você precisa saber antes de procurar por esse procedimento.
O que é?
O preenchimento labial é um procedimento estético feito por dermatologista ou cirurgião plástico no consultório. O objetivo é mudar uma ou mais características específicas dos lábios e arredores.
Tipos
Embora existam outras substâncias, o preenchimento labial seguro e recomendado é feito com a utilização de ácido hialurônico, visto que a substância usada para preencher é encontrada no próprio organismo. Desta forma, a possibilidade de alergia ou reação é quase nula.
- Temporário
É recomendado especificamente o uso de material para preenchimento que seja absorvível, como o ácido hialurônico, pois é muito mais seguro do que os definitivos.
O preenchimento labial temporário dura em torno de um ano.
Existe ainda a lipoenxertia, implante feito com a própria gordura do paciente que é parcialmente absorvida pelo corpo.
- Permanente e semipermanente
O material definitivo ou semidefinitivo no lábio geralmente causa, com o tempo, aumento descontrolado do tamanho da região sendo de difícil correção posterior.
Muitas vezes sem solução, isso provoca casos muito inestéticos que popularmente são chamados de “bico de pato”.
Além disso, o uso de permanentes como hidrogel e silicone é contraindicado para os lábios.
Indicações
O procedimento é indicado nas seguintes situações:
- Rugas periorais
- Alcançar maior harmonia dos lábios com o rosto
- Desejo de lábios maiores (respeitando a harmonia facial)
- Assimetrias labiais
- Perda do contorno ou da convexidade dos lábios
Preenchimento labial: como e onde é feito?
O preenchimento nos lábios é feito em clínicas ou consultórios e a substância é injetada com agulhas ou microcânulas. Quando são utilizadas microcânulas, é reduzida a chance de haver inchaço e hematomas.
- Preparo
O preenchimento labial não requer preparo específico, mas, caso o paciente use medicamentos anticoagulantes, é necessário suspender o uso uma semana antes para evitar hematomas.
Além disso, a pessoa não pode estar com nenhuma infecção no lábio, como acne ou herpes. Nessas situações, pode haver chances de infecção.
- Duração
O preenchimento labial é feito em clínica ou consultório e não demora muito tempo para ser realizado, em média 30 minutos. Os resultados com ácido hialurônico duram em média um ano, segundo estimativa.
- Recuperação
Lábios são uma região muito vascularizada e, sendo assim, existe a possibilidade de surgirem edemas no dia posterior ao procedimento, visto que se retém líquido durante o sono.
Nesse caso, é indicado realizar compressa de gelo. O incômodo deve sumir em 48 horas ou até uma semana depois.
Caso persista, procure o dermatologista que realizou o procedimento para receber o melhor tratamento.
- Dói?
Sim, o preenchimento labial pode ser doloroso.
No entanto, os preenchedores de ácido hialurônico mais modernos possuem anestésico na fórmula, mas há profissionais que o complementam com outras substâncias que provocam dormência.
Os resultados definitivos demoram cerca de 15 dias para aparecer e é esperado que haja reposição do volume perdido com o tempo.
Se o paciente tiver assimetrias, o preenchimento também irá harmonizar o lábio.
Além de preencher os lábios, a aplicação do ácido hialurônico atrai moléculas de água e induz a formação do próprio colágeno da paciente, o que melhora a hidratação e a sustentação da pele.
Veja mais detalhes sobre TOP 3 – Controle de da ansiedade e estresse, clicando na imagem abaixo.