Como manter a saúde mental na pandemia | Isolamento Social

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

O novo Coronavírus, o COVID-19, trouxe para os brasileiros uma nova realidade de vida: o isolamento social. Sem data para terminar, as pessoas estão tendo que ficar sem encontrar com os amigos, visitar os avós, sem irão trabalho, barzinho, cinema e shows, para conseguiremos conter a epidemia.

Atualmente, essas novas regras são essenciais e todos precisam cumprir para que as mudanças sejam temporárias, e de curto prazo. E neste período, é preciso tomar cuidado para que a falta do contato social não dê espaço para pensamentos negativos.

Mas afinal, você sabe como preservar a saúde mental nesses momentos críticos? Fique ligado neste nosso artigo!

Saiba como manter a saúde mental

Antes de mais nada, você precisa ter em mente que esta situação é transitória, e logo tudo vai passar. Para acalmar a sua mente, é bom reforçar para si mesmo que está contribuindo positivamente para a situação.

Organize a sua rotina

Um dos pontos chaves para cuidar da saúde mental é manter uma rotina no dia a dia. Mesmo quem não estar trabalhando, é preciso criar uma rotina dentro de casa, seja para organizar os armários, exercitar, desenvolver atividades que tragam prazer, socializar com os familiares dentro de casa e entre outros.

Redes Sociais

As redes sociais podem ser uma aliada para a solidão, mas também podem ser muito angustiantes. Portanto, tomem cuidado com o tempo e o consumo exagero de informações, pois isto pode ajudar no sentimento de medo e pânico.

Outro ponto que precisamos destacar é o contato e conversas com pessoas pessimistas. Esses diálogos neste período podem potencializar os sentimentos depressivos. Então, procure conversar com amigos e familiares com assuntos animados, divertidos e fora do tema Coronavírus.

Cuide do corpo

Neste período, tente praticar a atividade física dentro de casa. Em determinadas modalidades, é possível ajusta-la para dentro de casa, e você ainda pode colocar toda a família para remexer o corpo!

Mesmo para os não adeptos para atividade física, este momento pode ser a oportunidade para encontrar algo que goste de fazer. Existem várias aulas gratuitas no Youtube e Instagram, ensinando sobre yoga, pilates, ginástica, zumba e dança.  Só tome cuidado com os exageros!

Pratique a resiliência

O interessante é tentar enxergar toda esta situação de forma realista. Não vincule os nomes epidemia, Coronavírus e quarentena como algo de pânico e negativo.

Além disso, veja o que você pode aprender através desta situação.  

Não tenha medo de pedir ajuda

Caso você não esteja conseguindo lidar com toda a situação, está se sentindo cada vez mais ansioso, depressivo, então o ideal é pedir ajudar. Converse com um psicólogo, um familiar ou até mesmo um amigo de confiança. Caso não possua apoio no seu círculo de amizade, você pode ligar para o número 188 e conversar com um profissional do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Veja mais detalhes sobre TOP 3 – Controle de da ansiedade e estresse, clicando na imagem abaixo.

saúde mental na pandemiaVários produtos
Seleção de 3 produtos que contribuem para o controle da ansiedade e estresse, em momentos atípicos.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments