Tempo de leitura: 2 minutos
Você anda com a sua imunidade muito baixa? Ou simplesmente não quer dar chance para que nenhuma doença afete a sua saúde? Então é bom começar a consumir mais vitamina E na sua alimentação diária. Essa vitamina é um antioxidante que ajuda a fortalecer o seu sistema imunológico, protegendo-o contra vírus, bactérias e algumas doenças que podem afetar o sistema cardiovascular.
Entretanto, os benefícios da vitamina E não param por aí. Também conhecida como ‘vitamina da vida e da juventude’, ela ajuda a anular a ação dos radicais livres na pele, responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento.
Para um adulto saudável, o indicado é consumir cerca de 15 mg dessa vitamina diariamente, através de uma alimentação balanceada com cereais integrais, alimentos de origem vegetal, óleos vegetais e sementes.
Não sabe quais são os alimentos que contem vitamina E? Então veja nossa lista a seguir e mude seu cardápio:
- Amêndoas cruas, leite de amêndoa e óleos de amêndoas
- Avelã
- Couve
- Amendoim
- Abacate
- Pistache
- Semente de girassol
- Mamão
- Castanha-do-pará
- Acelga
- Sementes de linhaça e de girassol
- Milho
- Ervilha
- Vegetais de folha verde
- Gema de ovo
- Fígado
- Cereais como o trigo, a aveia, o centeio e o arroz
- Salsa e salsinha
- Óleos de: milho, soja, cártamo, amendoim e gérmen de trigo
- Azeite de oliva extra virgem
Como é uma vitamina que proporciona inúmeros benefícios à nossa saúde, a falta de vitamina E pode causar disfunções neurológicas (como perda de reflexos, problemas de equilíbrio, falta de coordenação e dificuldades em andar) e atividades anormais das plaquetas. Além desses, também já foram noticiados episódios de insônia, colesterol alto e até queda de cabelo.
Em casos mais raros, pode estar relacionada com a infertilidade, dificuldade de engravidar ou até com casos de aborto.
A boa noticia é que a falta de vitamina E é bem rara e quando ocorre, em sua maioria, ocorre somente em indivíduos com síndromes de má absorção de gordura (por exemplo, doença de Crohn, doença inflamatória intestinal e doença celíaca) ou a desnutrição protéico-energética.
Com os 10% de descontos que você possui por ser leitor do blog da Farmácia Eficácia, você poderá adquirir a vitamina E e ter a praticidade em recebe-la em sua casa. Não perca esta oportunidade!