Tempo de leitura: 3 minutos
A maioria das pessoas acredita que a proteção contra os raios solares deve ser feita somente no verão, época em que o sol é mais forte. Isso é um erro, afinal, o sol brilha o ano inteiro, ainda que mais tímido em algumas estações. Por isso, use filtro solar no inverno!
Mas, por que se preocupar com a proteção solar quando não há sol?
Na verdade, o sol pode até diminuir, mas nunca desaparece. Ele está sempre lá, projetando seus raios que ultrapassam a camada de ozônio e nos atingem, podendo afetar a pele de todo o nosso corpo.
No inverno, sua pele continua exposta aos raios ultravioleta A ou UVA, que tem poder de penetração contínuo, independente da época do ano. Este tipo de raio está associado ao melanoma, que é um tipo de câncer mais severo. O UVA pode ainda causar problemas como envelhecimento precoce da pele, perda da elasticidade, pintas, manchas, sardas e rugas.
Além do sol, luzes artificiais também podem ser prejudiciais à pele. A lâmpada fluorescente, usada em casa ou no local de trabalho, libera níveis de mercúrio que podem ultrapassar os limites considerados seguros, atingindo a camada mais profunda da pele. Outro tipo de luz que pode causar manchas e envelhecer a pele é a luz branca emitida pela da tela do computador, pois ela é capaz de alterar as células de pigmentação e fibras de colágeno.
Até na neve há incidência de raios UVA! Por isso, o uso do filtro solar deve ser constante, independente do local onde você esteja e da incidência ou não da luz solar. Usar filtro solar é a forma mais eficaz de prevenir danos cumulativos causados pelos raios e diminuir o risco de câncer de pele.
O filtro solar age reduzindo a agressão do sol sobre a pele. O produto possui compostos que absorvem a radiação UVA ou UVB, transformando-as em uma luz visível, que é inofensiva para a pele. É importante lembrar que não existe ainda nenhum produto capaz de bloquear totalmente o sol, por isso , é muito importante tomar os cuidados abaixo, para aumentar a defesa da pele:
-Aplique o produto no corpo todo, dando atenção especial ao rosto, braços, colo e mãos. Geralmente estas partes ficam mais expostas ao sol e nelas há uma incidência maior de casos de câncer de pele. O cuidado deve ser redobrado em pessoas com pele clara, pois são mais sensíveis devido a baixa concentração de melanina.
-Quanto ao fator de proteção solar, utilize o FPS mínimo de 20, duas vezes ao dia. Se for se expor ao sol no período entre 10h e 15h, onde os raios são mais fortes, a reaplicação do filtro solar deve ser feita de duas em duas horas. Também deve ser reaplicado a cada banho ou se houver excesso de suor.
-Cuide da hidratação e use bonés e chapéus como proteção auxiliar.
Então, use o filtro solar, faça chuva ou faça sol. Cuidar da pele não é só uma questão estética, é uma questão de saúde!
Conheça o produto Filtro Solar Ultra 55 FPS Gel Creme Facial, clicando na imagem abaixo.
Filtro Solar Ultra 55 FPS Gel Creme Facial
Filtro Solar Ultra FPS 55 ADCOS protege peles mais sensível aos efeitos do Sol. Contém o Complexo Antioxidante que protege o DNA celular.