Tempo de leitura: 2 minutos
Já que a prisão de ventre é apenas um sintoma e não uma doença em si, o objetivo do tratamento para constipação intestinal é corrigir as causas do distúrbio. A maioria dos pacientes se beneficia com mudanças na dieta e no estilo de vida.
Prisão de ventre é um dos nomes populares pelos quais é conhecida a constipação intestinal, distúrbio cuja característica é a dificuldade para evacuar.
Só é considerado um quadro típico de constipação do intestino quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana ou quando o esforço para evacuar é grande demais e pouco produtivo.
As principais causas do aparecimento e do agravamento da constipação intestinal são a baixa ingestão de alimentos ricos em fibras e de líquidos, o sedentarismo, assim como o consumo excessivo de proteína animal e de alimentos industrializados.
Além delas, pode-se considerar idade avançada, gravidez, obesidade, falta de exercícios e abuso de laxantes. Stress, depressão e ansiedade são outras ocorrências capazes de interferir no funcionamento do intestino.
Se a constipação intestinal não for tratada adequadamente, a longo prazo, poderá evoluir e gerar graves complicações para o organismo, como as doenças do cólon e do reto, como diverticulose, hemorroidas, fissuras anais e câncer colorretal.
Para evitar problemas nos intestinos, a primeira medida consiste em aumentar a ingestão de fibras. Comer mais legumes, verduras, frutas e cereais integrais e alimentos com propriedades laxativas, como o mamão e a ameixa.
A segunda, é beber bastante líquido, aproximadamente dois litros por dia.
Praticar atividade física é outra medida essencial para o bom funcionamento dos intestinos.
Além disso, tente administrar as situações de stress e as crises de ansiedade. As emoções podem ter influência sobre o funcionamento dos intestinos e não deixe de procurar ajuda médica se as fezes estiverem muito ressecadas ou muito finas, se houver sinais de sangramento, se você estiver emagrecendo sem nenhuma explicação aparente ou se você notar alguma mudança significativa nos hábitos intestinais.
Sinta-se melhor! A Farmácia Eficácia indica a Trimebutina! Clique aqui e leia mais no site da Farmácia Eficácia e veja como adquirir o seu produto. Lembrando que os leitores do blog possuem 10% de desconto em sua primeira compra.