Tempo de leitura: 1 minuto
Da série de plantas com propriedades medicinais, falaremos hoje da Guaçatonga. Encontrada facilmente pelo território brasileiro, o uso da Guaçatonga já era feito pelos indígenas em seus tratamentos medicinais, e atualmente a planta é encontrada em compostos homeopáticos, cremes e, mais especificamente, a tintura de Guaçatonga.
A tintura de Guaçatonga
É um composto que traz o melhor da planta para o dia a dia. Famosa por ser afrodisíaca e revigorante, seus benefícios vão muito além disso. Podemos citar sua função cicatrizante, calmante, afrodisíaca, diurética, anti-hemorrágica, inmunoestimulante, dentre outras características benéficas que as folhas dessa planta trazem. Por sua composição rica em óleo essencial e ácidos graxos, prevenindo a acidez excessiva do estômago, a guaçatonga também é utilizada para tratar problemas de digestão e úlcera. Porém, seu uso é mais comum para o tratamento de aftas e a cicatrização de herpes, por sua ação anti-inflamatória e cicatrizante.
Apesar da forma em tintura ser mais recomendada, há outras formas de consumo da folha de guaçatonga. O chá e o xarope, são exemplos de outras formas, assim como o uso de compressas.Em compostos homeopáticos, o uso da guaçatonga é feito em casos de pensamentos obsessivos e preocupações excessivas. Já nos cremes, sua ação tende a ser fisioterápica, relaxante e cicatrizante. Até hoje, não foi encontrado nenhum efeito colateral do uso da planta, porém seu uso desenfreado não é recomendado.
O uso da tintura deve ser feito através do consumo de 25 gotas diluídas em água, duas vezes por dia. Seu uso não é recomendado a mulheres grávidas, pois a guaçatonga estimula contrações, podendo ocasionar em um aborto espontâneo. O uso do medicamento não é recomendado sem o acompanhando de um profissional da área.
Conheça o produto Tintura de Guaçatonga, clicando na imagem abaixo.
60 ml
“O uso do medicamento não é recomendado sem o acompanhando de um profissional da área.” – Ou seja, pergunte a um índio.
Olá, boa noite. Tudo bem, João?
É necessário a ajuda de um profissional, no caso, um médico.