Tempo de leitura: 5 minutos
A belladona é uma planta medicinal natural usada na fitoterapia, na forma de tintura-mãe, extrato ou pó da planta sendo indicada para:
- tratar problemas digestivos,
- relaxar os músculos lisos,
- reduzir dores de cólicas gastrointestinais e dores biliares, cólicas das vias urinárias e alterações neurológicas,
- aliviar crises de asma e reduzir os suores noturnos dos tuberculosos, epilepsia, palpitações nervosas do coração, tosses, hidrofobia.
É prescrita sob estrita supervisão médica e é geralmente encontrada em forma de gotas.
A planta Beladona é usada no processo de ação de alguns remédios, pois apresenta em suas folhas a substância alcaloide atropina.
A atropina (alcaloide) é de uso perigoso, por tornar toda a planta extremamente venenosa. Essa planta nunca deve ser usada em preparados caseiros. São conhecidos casos de envenenamentos mortais em crianças e em adultos, que confundem as bagas da beladona com as do mirtilo. Não se deve fazer uso dela, nem em quantidades pequenas, sem a supervisão de um médico. O simples fato de manipulá-la pode ser perigoso. Tem efeitos psicoativos, provocando alucinações, náuseas, cegueira; a ingestão de dez bagas é mortal.
Ela é uma das plantas mais famosas e mortais do mundo, é a Atropa belladonna, ou o que é mais comumente conhecido como simplesmente beladona. Esta planta herbácea perene tem uma longa e lendária história, tanto em seus usos tradicionais, quanto na cultura literária, histórica e popular.
Os alcaloides específicos encontrados nas bagas e nas folhas são extremamente tóxicos e podem causar alucinações, doenças, confusão, histeria e até a morte.
Tinturas, decocções e pós derivados da planta da beladona têm sido usados há séculos, mas devido à extrema toxicidade da planta, é sempre recomendado que você consulte um fitoterapeuta ou um profissional médico antes de usar essa planta.
Entre seus benefícios para a saúde estão: problemas estomacais, analgésica, dores de cabeça, ansiedade, insônia, desiquilíbrios hormonais, antiespasmódico.
A tintura de Belladonna 30ml da Farmácia Eficácia deve ser tomada após ser diluída em um pouco de água (com ou sem açúcar), uma vez ao dia ou conforme a orientação de um profissional habilitado. Lembrando que a resposta varia de pessoa para pessoa e deve-se levar em consideração as condições fisiológicas e o fundo genético de cada pessoa.
Ação e indicação
Internamente em diluições homeopáticas é indicada para cólicas intestinais e biliares, dores musculares, contusões e dores artríticas.
Externamente usada como adstringente, anestésica, anti-inflamatória e ativador da microcirculação. Indicada para furunculoses na forma de creme.
A indústria farmacológica, utiliza a planta para produção de xaropes, loções, pomadas e colírios, que são empregados em diversas finalidades.
Na antiguidade, a planta era conhecida pelas senhoras venezianas da corte, que dilatavam suas pupilas, com uma tintura de colírios de beladona, originando o nome bela dona ou bela dama.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser extremamente prejudiciais à saúde.
Efeitos colaterais e contraindicações
Os efeitos colaterais do uso da beladona incluem dificuldade de deglutição, secura da boca, dilatação pupilar, taquicardia, apatia, náuseas, vômitos, erupção cutânea, perda da consciência, dentre outros. A utilização da planta é contraindicada para casos de
- cardiopatas,
- disfunções hepáticas,
- hipertensão,
- glaucoma de ângulo fechado,
- esofagite por refluxo, dentre outros casos.
Já foram relatados casos de intoxicações em crianças pequenas que ingeriram os frutos da beladona.
Informações importantes
- Lembre-se de que mesmo um remédio natural pode provocar efeitos indesejados e que é sempre indicado consultar um médico para verificar se determinada planta pode ser usada para o seu caso específico.
- Os medicamentos à base de beladona nunca devem ser tomados por conta própria!
- Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto. E em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
- Todo medicamento deve estar dentro do prazo de validade.
- Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
- Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
- Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou no período de amamentação sem orientação médica.
- Embora não existam contraindicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta
- Siga corretamente o modo de usar ou a prescrição médica.
- A resposta varia de pessoa para pessoa e deve-se levar em consideração ás suas condições fisiológicas e o fundo genético
- Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia.
Veja mais detalhes sobre Tintura de Belladona, clicando na imagem abaixo.