Tempo de leitura: 2 minutos
Você anda reparando que suas mãos e pés ficam inchados ao longo do dia? Esses são sintomas comuns para quem sofre com retenção de líquido, problema que acontece quando o organismo deixa de eliminar os líquidos que ingerimos e passa a acumulá-los entre as células. A boa noticia é que é possível acabar com a retenção líquida no corpo. Quer saber como acabar com esse desconforto?
As causas dessa retenção de líquido podem ser alimentares (dieta rica em sal e pobre em proteínas), problemas de saúde (como períodos de grande variação hormonal), mau funcionamento dos rins, doenças do fígado, problemas cardíacos ou alterações no funcionamento da tireoide, pílulas anticoncepcionais de alta dosagem, falta de exercícios, estresse e, até mesmo, roupas apertadas que dificultam a circulação.
O corpo humano é composto, em grande parte, por água, entretanto, no dia a dia passamos por algumas situações que fazem com que o organismo retenha água em excesso, resultando em inchaços repentinos que podem incomodar bastante. Para você ter uma ideia, é possível aumentar o número da balança em até dois quilos em um só dia.
Então, a pergunta que não sai da sua cabeça: tenho retenção de liquido o que fazer? Veja algumas dicas que você deve seguir para evitar o inchaço indesejado:
- Alimentação é fundamental, evite alimentos embutidos
- Aumente o consumo de alimentos diuréticos, como melancia, pepino ou tomate
- Não se esqueça dos alimentos ricos em magnésio (folhas verdes escuras, cereais integrais), potássio (banana, laranja, ameixa), vitamina B6 (cereais integrais, castanhas), cálcio (gergelim, feijões)
- Beba chás diuréticos, como o chá de cavalinha
- Reduza a quantidade de sal ingerida na dieta.
- Evite ficar muito tempo de pé, sentado ou com pernas cruzadas
- Coloque as pernas para o alto no final do dia
- Faça drenagem linfática, massagem específica para reduzir o excesso de líquido no corpo
A última dica pode parecer um pouco contraditória, mas na verdade é muito importante: não se esqueça de beber muita água (no mínimo 2 litros por dia). O objetivo é estimular a função renal e a eliminação de toxinas.