Tempo de leitura: 3 minutos
Com a proximidade do verão, muitas mulheres começam a concentrar seus esforços para chegar com a pele radiante e o corpo em forma na estação mais quente do ano. Longe de ser uma tarefa fácil, alguns cuidados especiais devem ser tomados nos meses que antecedem a temporada de calor. E se você quer ficar com pele firme e sem estrias a dica é aderir a uma rotina saudável, com alimentação correta, suplementação de nutrientes e tecnologia estética.
Preparamos 6 dicas para que você possa montar seu plano de ação para o verão!
-
Exercícios físicos
A prática de atividades físicas é uma das melhores pedidas para evitar o estiramento da pele – responsável por causar as estrias. Só é preciso tomar cuidado com os exercícios do tipo mais intensos, que levam ao ganho rápido de massa muscular e à hipertrofia, esticando demais a pele.
-
Cremes hidratantes
Para manter a pele bem hidratada, duas aplicações por dia (pela manhã e antes de dormir) já são suficientes, mas durante a gravidez podem ser feitas até 3 aplicações. Regiões mais propensas às estrias merecem cuidados especiais: atrás dos joelhos, barriga e lateral do quadril. Lembre-se: uma pele hidratada tem mais resistência a rupturas e à flacidez.
Prefira hidratantes à base de óleo de semente de uva, macadâmia, amêndoas e rosa mosqueta.
-
Massagens localizadas
Se não puder arcar com massagens profissionais com frequência, você mesma pode massagear as áreas do corpo que estão mais propensas a sofrer com estrias. A dica é aplicar o creme hidratante massageando cada região para melhorar a circulação da área e estimular a absorção dos princípios ativos do produto. Se possível, aproveite o momento após o banho, quando os poros estão mais abertos.
-
Água
Como está constantemente exposta às agressões externas, como raios solares, a pele é o primeiro órgão que se desidrata. E a água ajuda a manter o corpo e a pele bem hidratados, por isso é preciso beber 2 litros de água por dia.
-
Alimentação saudável
Vitamina C
O consumo regular dessa vitamina tem efeito calmante na pele e ajuda ativar a produção de colágeno, uma das principais substâncias de sustentação da pele, ajudando a aumentar elasticidade e prevenir estrias. Abuse de laranja, acerola, abacaxi, kiwi e goiaba.
Zinco
O mineral tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que evita infecções, irritações e estiramento da pele. Castanha-do-Pará e gérmen de trigo são fontes de zinco.
Vitamina B5
Nutriente que promove a renovação celular e deixa a pele firme e mais saudável. Carne de boi, ovos e derivados do leite são boas fontes desse nutriente, mas quem é vegetariano pode optar por brócolis, abacate, batata-doce e lentilha.
Vitamina E
Mais uma vitamina que garante a formação de colágeno, importante para aumentar elasticidade e prevenir o surgimento das temidas marcas de estiramento da pele. Avelã, amêndoas, gérmen de trigo e óleos vegetais são fontes desse nutriente.
Silício
Responsável por proteger as fibras de colágeno e elastina e agir contra os radicais livres, ação que também ajuda a prevenir estrias. Aveia, milho, arroz, algas marinhas e frutos do mar são fontes desse nutriente.
-
Tecnologia estética
Tratamentos estéticos realizados a partir de aparelhos como Ultherapy, Velashape e Maximus são capazes de estimular a produção de colágeno e garantir a melhora na textura e tonicidade da pele.