Os fitoterápicos, medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais, têm sido uma alternativa bastante buscada atualmente, devido ao interesse que algumas pessoas têm em fugir da medicina tradicional. Famosa por suas propriedades medicinais e utilizada há séculos em diversos tratamento de saúde, a Sucupira é um referencial da medicina alternativa do Brasil.
A planta medicinal é uma árvore nativa rústica e mais comum nas regiões intermediárias entre Mata Atlântica e Cerrado. As propriedades sucupira são velhas conhecidas dos índios Pataxós, que usam as sementes para fins curativos. É conhecida popularmente como sucupira-do-cerrado, sucupira-açu, cutiúba, sapupira-do-campo, Faveiro, Fava-de-Sucupira, Fava-de-Santo-Inácio, Cutiúba, Macanaíba e Paracarana, entre outros nomes.
A potência da Sucupira se deve ao óleo nela presente. Retirados da casca e das sementes, além de serem aromáticos, os óleos essenciais têm propriedades: anti-inflamatória, antibiótica, antioxidante, anti-carcinogenica e anestésica, devido à presença de beta-cariofileno, substancia química que comprova as propriedades da sucupira como medicinais.
A planta é utilizada no combate ao excesso de ácido úrico do corpo, úlcera, gastrite, aftas, amidalite, asma, blenorragia, dermatoses, diabete, ronquidão, sífilis, hemorragias e vermes intestinais. Os efeitos da sucupira também são eficazes no combate às inflamações no útero e no ovário e, de acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma substância presente na planta foi capaz de inibir o crescimento de células de câncer de próstata em estudos in vitro.
Outros efeitos da sucupira já comprovados são suas ações especificas no combate à artrite, reumatismo, gota, artrose, bico de papagaio, hérnia de disco e dores esporádicas nas articulações, em geral. É um excelente tônico para a debilidade orgânica, fortalecendo ossos e músculos.
Além do tradicional chá caseiro, a Sucupira também pode ser utilizada em comprimidos e cápsulas. Na Farmácia Eficácia, você encontrará as cápsulas de Sucupira que devem ser tomadas diariamente 02 vezes ao dia, uma vez pela manhã e uma vez a noite.