Tempo de leitura: 4 minutos
Você sabe o que é jejum intermitente? As pessoas estão sempre em busca de um corpo saudável e de uma aparência mais agradável. Buscam um corpo bonito, estão sempre procurando fazer dietas (malucas, algumas vezes) para emagrecer.
Porém, muitos não sabem que a busca pelo corpo perfeito sem nenhum tipo de orientação. Ou mesmo, de forma exagerada pode trazer sérios danos à saúde. Por isso, hoje vamos falar para você sobre o jejum intermitente.
Esse tipo de jejum visa intercalar períodos de alimentação com períodos sem que a pessoa ingira algum tipo de alimento, com o objetivo de emagrecer.
Além disso, a intenção é fazer com que o corpo utilize os excessos de gordura que estão presentes no organismo e, dessa forma, consiga perder o excesso de gordura. Ou seja, a pessoa perde com mais facilidade o excesso de gordura que está acumulada em seu organismo.
Tipos de jejum intermitente:
Existem 3 tipos de jejum intermitente:
- Jejum de 12 horas = 12 horas sem comer – nesse tipo de jejum você passa metade do dia sem se alimentar (incluindo, no caso, as oito horas de sono).
- Sistema Leangains = 16 horas sem comer – a pessoa deve ficar sem comer pelo período de 16 horas e fazer de duas a três refeições nas oito horas restantes do dia.
- Protocolo coma-para-coma = corresponde ao período de 24 horas sem se alimentar. Você deve escolher um ou dois dias durante a semana para permanecer em jejum.
O que comer após o jejum intermitente
É importante que nos períodos que a alimentação é permitida, você coma alimentos que deem a sensação de saciedade por mais tempo e reponham todos os nutrientes que perdeu.
Portanto, prefira:
- Proteínas com pouca gordura;
- Legumes;
- Verduras;
- Frutas com casca;
- Cereais integrais;
- Tubérculos (inhame, cará, mandioca, batata doce).
Evite:
- Cereais refinados, como, arroz branco, pó branco e massas;
- Doces;
- Industrializados;
- Condimentos;
- Faça refeições normais, sem tentar compensar o tempo que você ficou de jejum.
Principais dúvidas sobre o jejum intermitente:
Veja as principais dúvidas sobre o jejum intermitente:
1 – O que é o jejum intermitente?
Resposta: É o período do dia em que a pessoa fica algumas horas sem a ingestão de alimentos e, depois, volta a ingeri-los de forma moderada.
2- Como iniciar o jejum intermitente?
Resposta: Nunca comece esse tipo de jejum sem antes consultar um especialista da área para que ele possa pedir alguns exames e determinar qual a melhor forma de jejuar.
3 – Posso fazer esse tipo de jejum?
Resposta: Nem todo mundo pode fazer. Primeiro, a pessoa deve consultar um médico para verificar se tem a possibilidade de fazer esse tipo de jejum.
4 – Como funciona o jejum intermitente?
Resposta: A pessoa precisa ficar algum tempo sem se alimentar. Porém, não deve deixar de se hidratar, ingerir chá ou até mesmo café sem açúcar.
5 – O jejum intermitente causa algum dano à saúde
Resposta: Ele não prejudica à saúde desde que seja feito de forma correta e com a orientação de um profissional especializado.
6 – O que comer após o jejum?
Resposta: O ideal é escolher alimentos variados e ricos em carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais. Em caso de dúvida, peça ajuda ao nutricionista 😀
7 – Pode-se fazer atividade física em jejum?
Resposta: Não é recomendado já que podem ocorrer alguns incidentes, por exemplo, queda de pressão arterial ou mesmo hipoglicemia.
8 – Quanto tempo jejum intermitente faz efeito?
Resposta: Para que o jejum faça o efeito desejado é preciso que você passe pelo menos um período de 12 horas sem se alimentar.
9 – Quais os benefícios do jejum?
Resposta: Existem vários benefícios do jejum intermitente. Conheça alguns:
- Perda de peso;
- Diminuição do nível de insulina presente no sangue;
- Ajuda no controle da pressão arterial;
- Acelera o nível de metabolismo corporal;
- Ajuda a pessoa a ter um cérebro mais saudável;
- Controla o Alzheimer;
- Aumenta o nível de produtividade diária;
- Combate o processo de envelhecimento.
10 – O que é liberado tomar durante o jejum intermitente?
Resposta: Você deve ingerir muito líquido, por exemplo, água, café sem açúcar e chá.
11 – Posso fazer o jejum intermitente sem acompanhamento profissional?
Não é aconselhado. O melhor é que você consulte um especialista, seja um nutrólogo ou nutricionista, para que ele possa te orientar de forma melhor e indicar o melhor jejum. Ou mesmo, dizer que o jejum não é indicado para você.
Conclusão
O emagrecimento através desse tipo de jejum ocorre devido á diminuição da quantidade de calorias ingeridas pelo paciente. E isso acontece porque os períodos de jejum e de alimentação são devidamente orientados (por um profissional da saúde.)
Portanto, antes de se aventurar no jejum intermitente, o recomendado é bater um papo com o profissional de saúde, e verificar se está apto para este tipo de procedimento.
Legal
Ei, Sueli! Que bom que gostou, abraços 🙂