Tempo de leitura: 2 minutos
As unhas das mãos são sinônimos de zelo e muito estilo. Qual mulher ou homem não deseja estar sempre com as unhas limpas no dia a dia? É comum, porém, que elas revelem que algo não ande bem em nosso corpo. Por isso, atenção a este artigo.
Constituída por camadas de queratina, as unhas quebradiças podem ser a porta de entrada para muitas afecções, ou ainda, demonstrar que há alergias a esmaltes, por exemplo. Mais que proteger as pontas dos dedos, elas são grandes indicadores de um possível quadro de saúde em risco.
Olhe para as suas unhas. Elas estão em seu estado normal? Caso a sua resposta seja negativa, pode ser o momento de buscar ajuda de um especialista, realizar um check-up ou, ao menos, cuidar-se melhor.
Certamente, não há motivo para pânico. Algumas manchas na região podem não significar nada. Mas, é sempre bom estar com a saúde em dia, não acha?
Por isso, listamos algumas doenças que podem ser reveladas através das unhas das mãos. Confira!
- Anemia: o aspecto das unhas é opaco, quebradiço, seco, côncavo;
- Diabetes: ocorrência de pequenas veias no região, em volta das unhas, que são grossas, em tom avermelhado. Há casos de endurecimento e micose;
- Escassez vitamínica: em caso de zinco (unhas cinzas, descamadas, cutícula espessa, seca); vitamina A (unhas enrugadas, quebradiças, em tonalidade branca); vitamina B3 (unhas sem brilho, repleta de linhas brancas, verticais); vitamina C (hemorragias sob a unha);
- Hipertireoidismo: unhas das mãos fracas e finas;
- Hipotireoidismo: unhas grossas, opacas;
- Meningite: aparecimento de manchas em tonalidade roxa, pequenas;
- Problemas digestivos: unhas doloridas, descamados e frágeis;
- Problemas no coração: unhas mais largas, em tonalidade roxa, geralmente com curvatura para baixo;
- Problemas no fígado: amareladas, com tonalidade branca na raiz;
- Problemas no rim: unhas espessas, grossas, em tom amarelado ou cinza. Há casos de linhas esbranquiçadas, vermelhas nas pontas e brancas na raiz.
Tem unhas das mãos com fissuras? Fracas? Amareladas? Não deixe de procurar o seu médico de confiança. A sua saúde agradece! Até logo e não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos.