Tempo de leitura: 7 minutos
Nesta época do ano as bactérias e os vírus se multiplicam com maior rapidez. A baixa umidade, o resfriamento do ar e a mudança brusca de temperatura associados ao aumento de poluição, contato com ácaros das roupas guardadas e ambientes fechados, mal ventilados e mal iluminados, contribuem para que doenças como asma, rinite, otite, sinusite, faringite, laringite, bronquite crônica, enfisema e pneumonia surjam ou se agravem com maior frequência e intensidade.
O que é Sinusite?
Sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios paranasais, local do crânio formado por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A doença pode ser secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios paranasais, isto é, seios da face. A isso dá-se o nome de rinossinusite, pois o processo inflamatório atinge tanto a mucosa dos seios da face como a mucosa nasal.
Tipos de Sinusite
Existem dois tipos de sinusite. São eles:
- Aguda: isso ocorre quando os sintomas estão presentes por um período menor que 12 semanas.
- Crônica: ocorre quando o inchaço e a inflamação dos seios nasais estão presentes por mais de 12 semanas.
O que causa a Sinusite
As causas podem ser variadas. A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos.
Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica.
Estar exposto a determinados agentes químicos e modificações na anatomia nasal ou dos seios da face fazem parte do outro grupo de responsáveis pela sinusite. Há ainda, casos mais raros que levam à sinusite, como a presença de um tumor.
Fatores de risco
As causas mais comuns de sinusite crônica incluem:
- Pólipos nasais: expansão de tecido na região que podem bloquear as passagens nasais ou seios.
- Reações alérgicas: a sinusite pode ser causada pela exposição do paciente à substância transportada pelo ar, como ácaros e poeira, poluição, pólen, mofo, pelos de animais, fumaça de cigarro e partículas de insetos. Substâncias químicas como tinta, desinfetantes e produtos de limpeza também podem desencadear o quadro
- Alergias: outras doenças alérgicas, como rinite e asma, podem favorecer um quadro de sinusite.
- Desvio de septo nasal: a falta de alinhamento da parede entre as narinas, pode restringir ou bloquear as passagens no seio nasal.
- Trauma na face: um osso facial fraturado ou quebrado pode causar obstrução das vias nasais.
- Doenças que afetam a imunidade: complicações de fibrose cística, refluxo gastroesofágico, AIDS e outras doenças relacionadas com o sistema imunológico podem resultar na obstrução nasal.
- Infecções das vias respiratórias: gripe, resfriado e outras doenças do trato respiratório podem inflamar e engrossar as membranas sinusais, bloqueando a drenagem de muco e criando condições favoráveis para o crescimento de bactérias. Essas infecções podem ser virais, bacterianas ou por fungos.
- Alterações de altitude (voar ou mergulhar).
- Tabagismo.
- Infecções odontológicas que causem obstrução dos seios nasais.
Sintomas de Sinusite
Os sinais e sintomas da sinusite crônica são bem diferentes dos da sinusite aguda, nos quadros crônicos a tosse é, pois, um dos sintomas mais frequentes e a febre nem sempre está presente. Isso acontece porque a sinusite aguda é uma infecção temporária dos seios da face e muitas vezes está associada a um resfriado.
No entanto, a rinossinusite crônica tem como característica um processo inflamatório com duração prolongada (maior que 12 semanas), podendo ainda ser classificada em rinossinusite crônica com polipose e rinossinusite crônica sem polipose. Para que a rinossinusite crônica seja diagnosticada, pelo menos dois ou mais dos seguintes sinais de obstrução nasal ou secreção nasal devem ser observados:
- Pressão ou dor facial
- Redução ou perda do olfato
- Alterações tomográficas ou evidenciadas por exame de videonasofibroscopia
- Duração maior que 12 semanas
Outros sinais e sintomas podem incluir:
- Dor de ouvido
- Dores no maxilar superior e dentes
- Tosse, que pode ser pior durante a noite
- Garganta inflamada
- Halitose
- Fadiga ou irritabilidade
- Náusea
Buscando ajuda médica
Caso você apresente algum desses sintomas procure um otorrinolaringologista. O especialista poderá te ajudar com a doença e saberá te diagnosticar da melhor maneira possível.
Tratamento para Sinusite
Pensando nisso a Eficácia – Farmácia de Manipulação – desenvolveu um Kit que conta com produtos especiais para ajudar no tratamento dos sintomas da sinusite, por ajudar o sistema respiratório e imunológico.
Além disso, possui uma ação natural, pois conta com uma fórmula homeopática, outras 02 fórmulas compostas por tinturas vegetais, proveniente dos fitoterápicos Echinacea + Curcuma e Hortelã e Eucalipto.
Tintura de Echinacea + Curcuma, possuem uma ação natural de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, o que ajuda no controle dos sintomas da rinite e outras doenças respiratórias.
Tintura de Echinacea: Auxilia na proteção do nosso corpo estimulando a produção de anticorpos, tornando o organismo mais resistente às infecções que ocorrem ocasionalmente.
Possui ação eficaz na prevenção de infecções recorrentes relacionadas a respiração, e também nas do trato urinário.
Tintura de Curcuma: Conhecida como açafrão, é muito benéfico para os cuidados com a saúde, uma vez que possui ação anti-inflamatória, ajuda no combate aos radicais livres, previne infecções, estimula os sistemas digestivo, circulatório e respiratório.
Tintura de Eucalipto + Tintura de Hortelã possuem a ação de ajudar a melhorar o sistema respiratório.
Tintura de Eucalipto: É indicada para afecções das vias respiratórias como gripes, bronquites, asma, tosse, catarro. Sua principal atividade é no aparelho respiratório, que tem demonstrado atividade expectorante, fluidificante e antisséptica da secreção brônquica.
Tem atividade antibiótica natural comprovada – bactericida, fungicida, inseticida e enticáreis. Age no tratamento de feridas e pele. Outras ações importantes derivam do seu poder antioxidante e hipoglicemiante (folhas).
Tintura de Hortelã: Possui ação expectorante útil em casos de inflamação das mucosas brônquicas.
Glóbulos para Sinusite: A utilização da homeopatia em sinusite é constantemente empregada. Os medicamentos homeopáticos mais utilizados são formulados a base de substâncias que normalmente provocam os sintomas apresentados em sinusite de forma a estimular o próprio organismo a reagir contra a inflamação. Portanto, foi desenvolvida pela equipe da Farmácia Eficácia uma formulação a base de Hydrastiscanadensis, Pulsatilla, Kaliumbichromicum e Heparsulphur.
- HYDRASTIS CANADENSIS: para secreções das mucosas principalmente secreções nasais com muco amarelado, cefaleia e peso frontal, catarro crônico e peso na testa.
- PULSATILLA: para doenças dos seios da face com secreções verde-amareladas com forte odor, congestão nasal, corrimento nasal com tosse, dores de cabeça frontais e olhos lacrimejantes.
- KALIUMBICHROMICUM: para tosse com catarro preso, esverdeado, de odor forte, difíceis de expectorar. Dor frontal por coriza suprimida, dor nos ossos da face, secreção grossa e amarelada.
- HEPARSULPHUR: para reação inflamatória ou infecciosa com formação de pus, sensibilidade e dor ao toque no local (rosto) que piora com o frio, tosse rouca que sufoca.
Veja mais detalhes sobre Tratamento para Sinusite, clicando na imagem abaixo.