Tempo de leitura: 8 minutos
Ano Novo, vida nova! É assim que as pessoas normalmente começam pensando, quando começa um novo ano. É a chance que se tem de fazer 365 dias diferentes.
Pensando na nossa saúde, este é um ótimo momento para colocarmo-la em primeiro lugar e assim termos hábitos mais saudáveis, o que você acha? Isto vale para o planejamento de uma reeducação alimentar, melhorar a alimentação da família, dos filhos e/ou começar a se exercitar.
O novo ano começou, então chegou a hora de traçar algumas metas, pois descrevendo-as de forma mais específica, haverá mais chances de você pensar em como atingi-las e botar o que planejou em ação. O recomendável é começar pensando em metas mais realistas para sua vida. Lembre-se de que, antes de qualquer mudança, é preciso saber onde e em quanto tempo você deseja chegar, assim evitará frustrações.
Dicas importantes para colocar em prática no início do ano
- Suas ações levarão você ao sucesso, por isso esteja atento a elas.
- Comece se perguntando o que deseja conquistar tendo esses novos hábitos alimentares individuais ou da sua família como um todo.
- Pense no que há de positivo em buscar a reeducação alimentar e não no que o incomoda hoje.
- Pergunte-se: O que você terá de mudar na sua rotina atual?
- Reflita o quanto está disposto a fazer esta mudança.
- Quem ou quais são os motivadores ou sabotadores da sua dieta? Isso vale para pessoas, ambientes, momentos, etc. Ter isso em mente pode ajudá-lo a planejar como lidar com essas situações.
- Pequenas metas podem ajudar você a se manter firme na reeducação alimentar. Essas metas podem ser semanais ou mensais.
- Ter uma meta, próxima do peso atual, ou pequenas mudanças na rotina da alimentação familiar, tornam a reeducação alimentar mais agradável e motivadora.
- Mexa-se. Procure uma atividade física que você goste.
- Torne a sua rotina saudável! Exceções farão parte, mas a regra será se alimentar de forma balanceada, natural e variada.
- Descanse e divirta-se.
- Beba água. São necessários pelo menos 2 litros de água diariamente. Em caso de gestantes e lactantes, o valor diário atinge quase 4 litros.
- Respire, relaxe e medite.
- Torne-se responsável pela sua saúde, seu trabalho, sua vida em família independente dos acontecimentos externos.
- Reconheça que os resultados são determinados por suas ações e isto fará toda a diferença.
- Faça um check-up e controle o estresse
- Comece um exercício novo.
- Encontre novos hobbies.
- Organize as finanças e comece a poupar.
É importante lembrar que a maioria dos brasileiros não vê a mudança de hábitos como uma atitude necessária para manter uma vida saudável.
Seguir uma rotina de alimentação balanceada, reservar um tempo para preparar seus alimentos, planejar quem fará a comida, quem lavará a louça, como organizar o tempo e tarefas de cada membro da família, e até mesmo otimizar tempo e fazer marmitas para a semana, são atitudes que ajudarão você não só a organizar a sua dieta e tarefas, como também a ter mais determinação e sucesso nos seus objetivos.
É necessário que você encontre alternativas, criando caminhos viáveis e facilitadores para si. Assim, dará conta de persistir e manter uma alimentação e vida mais saudável.
Você sabe dizer por que a mudança de hábitos é importante?
A importância da mudança de hábitos é fundamental para que você tenha uma vida longa e saudável.
Desenvolver hábitos de vida mais saudáveis pode iniciar mudanças permanentes em sua vida.
Dependendo do nível de bem-estar de cada indivíduo, a adoção de novos padrões de comportamento pode não só reverter o aparecimento de doenças, como também aumentar os níveis de energia e melhorar o humor no dia a dia.
Diversos estudos já comprovaram que comportamentos saudáveis influenciam na qualidade de vida de toda a população.
Por isso, é tão importante ter um espaço na sua estratégia de vida para mudar seus hábitos e se beneficiar com isso.
Que tipos de hábitos você acha que devem ser trabalhados?
Basicamente, tudo aquilo que se convencionou chamar de “males da vida moderna”.
Ou seja: horários de sono desregulados, alimentação descuidada, vida sedentária, excesso de trabalho e outros hábitos considerados normais em nossa sociedade, mas que cobram seu preço com o passar do tempo.
Os principais hábitos que devem ser trabalhados preventivamente são os seguintes:
- Hábitos alimentares
O primeiro passo é ter a noção de que os alimentos que ingerimos têm influência direta na saúde e na qualidade de vida de cada um.
E que, mesmo diante de uma vida agitada e com muitos compromissos, não vale a pena ficar vulnerável a doenças causadas pela má alimentação.
Práticas simples como diminuir a gordura no preparo de alimentos, evitar produtos processados, consumir mais frutas, verduras e legumes, comer mais devagar e fazer no mínimo quatro refeições por dia são fundamentais para promover esta mudança de hábitos.
Estimular a vontade de cozinhar a própria comida é uma das formas mais eficazes de melhorar a qualidade da alimentação.
- Hábitos de atividade física
Manter-se fisicamente ativo é fundamental para manter um peso e uma composição corporal saudáveis, além de ajudar a manter a saúde dos músculos, ossos e articulações (bem como a saúde mental) com a evolução da idade.
Os adultos devem fazer 150 minutos por semana de exercícios moderados, que podem ser distribuídos em cinco vezes de 30 minutos por semana.
- Hábitos de ingestão de líquidos (de hidratação)
Parece algo simples, mas muita gente enfrenta problemas de saúde decorrentes de uma hidratação inadequada.
A água é um hidratante natural, responsável pelo funcionamento da maioria das reações químicas do organismo, além de transportar nutrientes e eliminar toxinas.
Por dia, cada pessoa precisa repor de dois a três litros de água que são perdidas nas atividades metabólicas básicas do seu organismo.
Por meio da ingestão de alimentos, só é possível repor em torno e um litro.
É por isso que todos precisam ingerir cerca de dois litros de água diariamente, como um hábito que precisa ser fixado.
- Hábitos de sono
Ter uma noite de sono tranquila, nos ajuda a equilibrar as funções hormonais, regular o apetite e fixar conhecimentos na nossa memória. Mas, a falta dele pode causar graves problemas.
A quantidade de sono na noite anterior vai influenciar não apenas o nível de energia da pessoa, mas também seus sentimentos de alerta mental e capacidade de manter um nível de peso saudável.
- Hábitos que influenciam o humor
Estar bem-humorado é muito importante, pois o humor de uma pessoa é capaz de influenciar o ambiente a sua volta, incluindo sua família e seus colegas de trabalho.
Nesses ambientes, as pessoas devem ser mais tolerantes, mais calmas e mais dispostas para seus afazeres diários.
Mas a correria e a competição do dia a dia acabam gerando uma resposta de sobrevivência que, apesar de ser benéfica no curto prazo, pode ser prejudicial ao longo do tempo.
Por isso, aprender a controlar o estresse pode ser uma estratégia muito eficaz.
Ao praticar exercícios, por exemplo, acontece a produção de endorfina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar) e serotonina (responsável pela sensação de bom humor e prazer).
- Hábitos relacionados a vícios
Pode ter seus desafios mudar de hábitos relacionados a atividades físicas e alimentação. Mas, os comportamentos mais difíceis de mudar são sem dúvida aqueles ligados a vícios como cigarro e bebida. No entanto, não quer dizer que é impossível.
- Apoio psicológico
Adoptar um estilo de vida mais saudável requer uma mudança fundamental em vários aspectos da vida. Por isso, é preciso a ajuda e acompanhamento de um bom psicólogo, para que você possa se comprometer com as mudanças psicológicas e comportamentais necessárias.
A mudança de hábitos é um processo em várias etapas. E, às vezes, pode demorar um pouco antes que as mudanças se tornem novos hábitos.
Em suma, se houver persistência e apoio, com o tempo as mudanças podem se tornar parte da rotina diária, contribuindo para melhorar a saúde, nível de energia e bem-estar.
Veja mais detalhes sobre Melatonina, clicando na imagem abaixo.