Tempo de leitura: 2 minutos
Uma nutrição adequada, incluindo frutas vermelhas e alimentos ricos em vitamina C, pode ser poderosa e eficiente para retardar o envelhecimento do corpo
Há várias formas de retardar o envelhecimento, porém, nenhuma delas é tão eficaz quanto uma alimentação saudável. Os ganhos proporcionados por nutrientes e compostos naturais não garantem apenas o rejuvenescimento da pele, mas todo o funcionamento do corpo sai ganhando.
Uma alimentação adequada contém uma série de substâncias antioxidantes que desaceleram o processo de maturidade que as células adquirem, assegurando maior longevidade e qualidade de vida – do que adiantaria viver muito e não viver bem, certo?
Conhecida como uma das melhores dietas do mundo, por exemplo, a alimentação mediterrânea possui uma combinação de componentes antioxidantes e anti-inflamatórios que eliminam toxinas e inibem o poder dos radicais livres no organismo.
A seguir, listamos para você alguns alimentos eficazes, capazes de retardar o envelhecimento. Veja!
Alimentos com Vitamina C
O envelhecimento e as doenças que acompanham esse momento da vida podem ser causados pela escassez de vitamina C. Laranja, acerola, lima, bergamota, goiaba e kiwi são algumas das frutas que colaboram fortemente para a delonga no processo de oxidação das células, contribuindo para reduzir a ação de radicais livres. Inclua duas porções diárias em sua alimentação, ainda mais depois dos 50 anos.
Frutas Vermelhas
Sente que sua pele já vem perdendo a elasticidade? As frutas vermelhas – e a poderosa antocianina – podem ser a solução. Cereja, mirtilo, morango, amora e framboesa são riquíssimas em antioxidantes, além de estimularem a produção de colágeno e evitar a flacidez. Manga, cenoura e abóbora contêm muita vitamina A e também trazem mais colágeno ao tecido. Consuma diariamente em suas principais refeições.
Castanha-do-Pará
Além de proteger o cérebro e otimizar o funcionamento da tireoide, o selênio, muito presente na castanha, afasta os males dos radicais livres e auxilia no balanceamento do peso. Uma castanha-do-pará por dia já propicia ótimos resultados.
Aveia
Silício, juntamente às vitaminas B1 e B2, fazem da aveia um alimento indispensável para retardar o envelhecimento, justamente pela estrutura de elastina e colágeno em que atua, além de seu poder antioxidante. Ahh, a aveia também pode ser um auxiliar, atuando na síntese de colágeno. Incremente-os em seu dia a dia!
Oliva
O óleo de oliva e suas propriedades antioxidantes estão sempre à frente quando o assunto é prevenir doenças. Além de reduzirem o estresse oxidativo e potencializarem o combate a complicações cardiovasculares, há a redução de inflamações ligadas a doenças como aterosclerose, em caso exemplar.