Tempo de leitura: 4 minutos
Uma preocupação que homens e mulheres têm em comum? A queda de cabelo, sem duvida! Conforme vamos envelhecendo, os fios de cabelo vão se tornando cada vez mais finos e rarefeitos, o que pode acarretar em uma consequente perda de cabelo. No entanto, algumas pessoas podem apresentar uma perda mais acentuada dos fios. A duvida é: será possível salvar o seu cabelo antes de ele cair?
A primeira coisa que você precisa saber é que queda de cabelo é um processo natural do corpo e, contanto que essa queda não ultrapasse 15% do total dos fios, é completamente normal. E não há motivos para pânico: esse quadro não leva à calvície, pois todos os fios que caírem serão repostos por novos!
O problema com a queda ocorre quando a quantidade de fios que estão caindo é superior a essa quantidade. E quais poderiam ser as causas?
- Predisposição genética (que pode resultar em calvície)
- Oleosidade excessiva do couro cabeludo
- Doenças que afetam a área (dermatite seborreica ou caspa)
- Doenças como anemia, distúrbios da tireoide e câncer alterações hormonais
- Perda de peso radical
- Estresse e ansiedade
- Excesso de tratamento capilar (como colorações, relaxamentos e escovas)
- Má alimentação (principalmente a falta de ferro)
Dicas para evitar a queda de cabelo
- Mantenha os cabelos sempre limpos
Ao deixar de lavar o cabelo com frequência, para evitar a percepção de queda dos fios durante o banho, você deixará o couro cabeludo sujo por mais tempo e esta sujeira poderá favorecer e agravar a queda de cabelos.
- Enxague bem os cabelos
Retire todo o shampoo e o condicionador. Este cuidado evita a oleosidade da raiz, evitando a queda de cabelo.
- Use a escova adequada
Utilizar escova errada para pentear os cabelos pode danificar os fios, deixando um aspecto de cabelos quebrados. As escovas com pinos (que possuem bolinhas de massagem na ponta) protegem o couro cabeludo e oferecem mais leveza na hora de desembaraçar.
- Reduza seu estresse
Estudos comprovaram que grande parte das pessoas que reclamam de queda capilar apresenta ou apresentou algum tipo de estresse que pode ter sido causador da queda dos fios.
- Faça exercícios físicos
Praticar exercícios físicos libera endorfina, que diminui o estresse e, consequentemente, a queda de cabelos.
- Não prenda os fios molhados
Fazer isso uma vez ou outra não tem problema, mas achar que vai reduzir o volume dos fios dando um bom nó é um grande equivoco. Manter o couro cabeludo molhado promove o acumulo de fungos e o aparecimento de caspas, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda.
- Evite o álcool e o fumo
A ingestão de álcool e o hábito de fumar provocam o aumento da produção de radicais livres no corpo, o que promove inflamação em alguns tecidos, inclusive na pele do couro cabeludo. Toda inflamação poderá promover aumento da queda de cabelos.
- Tente ficar longe da ansiedade
Ficar olhando a todo o momento no espelho à procura de fios novos não ajuda em nada, pois os cabelos não se recuperam da noite para o dia. A ansiedade agirá como o estresse, aumentando a queda capilar.
- Cuide da sua alimentação
Nutrientes específicos como os minerais (zinco, selênio, cálcio, silício e ferro), vitaminas (E, C e do complexo B), proteínas e grão integrais são essenciais para fortalecer os fios e para estimular o crescimento deles.
- Não passe chapinha no cabelo molhado
A gravidade é tanta que dá para sentir os fios sendo agredidos na mesma hora. Além de queimados, eles se quebram. E ai, o único jeito de consertar é cortando.
Para evitar a queda de cabelo é importante ficar atento se o couro cabeludo apresenta situações de caspa ou descamação, feridas, dor e coceira. Esses são os sinais mais simples de que algo de errado pode estar acontecendo e quanto antes o problema for detectado, melhor para o tratamento.