Tempo de leitura: 2 minutos
A intolerância à lactose e alergia ao leite são frequentemente confundidas pelo fato de ter um alimento causador em comum: o leite. Mas são bem diferentes entre si.
O leite é um alimento extremamente importante por ser nossa maior fonte de cálcio, substância que ajuda na formação óssea.
Então como saber se você tem intolerância ou alergia ao leite?
A primeira diferença está na substância do leite – ou seja, a alergia está relacionada à proteína do leite de vaca enquanto a intolerância está ligada ao açúcar do leite, que é a lactose.
A intolerância à lactose ocorre porque o organismo não produz ou produz pouca quantidade da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose. A falta dessa enzima favorece o acúmulo da lactose no intestino, provocando fermentação por bactérias, o que causa diarreia, gases e cólicas. Pode ser genética ou surgir em outras situações, como após quimioterapia, radioterapia, doenças gastrointestinais, entre outras.
A alergia ao leite de vaca ocorre pela presença de algumas proteínas do leite que são identificadas pelo nosso sistema imunológico como um agente agressor. Ocorre mais agressivamente nos primeiros anos de vida, principalmente na transição do leite materno para o leite de vaca em bebês menores de 6 meses.
Provoca vários sintomas desagradáveis, como diarreia, gases, cólicas, distensão abdominal, lesões na pele, dificuldade de respirar, pequeno sangramento intestinal, entre outros.
Na alergia os sintomas aparecem rápido só pelo cheiro ou contato com o leite. Por isso, além dos alimentos, é preciso tomar cuidado também com alguns cosméticos que podem ter leite, como xampus, hidratantes e até lenços umedecidos. Já na intolerância, os sinais surgem de acordo com a quantia ingerida e nesse caso, o paciente pode tomar, por exemplo, leite com redução de lactose.
Se ocorrerem sintomas como os descritos é importante procurar ajuda e diagnosticar rapidamente para que se inicie o tratamento correto, pois na intolerância é necessário excluir ou ingerir baixa quantidade de alimentos que contenham lactose. Já na alergia ao leite de vaca é excluída a ingestão de qualquer proteína do leite ou alimentos que contenham frações desta para evitar o desencadeamento do processo alérgico.
Para te ajudar a reduzir o inchaço, cólicas, gases e no tratamento da intolerância à Lactose em geral a Farmácia Eficácia indica a Lactase! Clique aqui e leia mais no site da Farmácia Eficácia e veja como adquirir o seu produto. Lembrando que os leitores do blog possuem 10% de desconto em sua primeira compra.