Tempo de leitura: 3 minutos
A adolescência é uma fase marcada por muitas descobertas e inúmeras transformações no corpo, tanto das meninas quanto dos meninos. E o crescimento rápido acaba sendo responsável por marcas indesejadas no corpo, como as estrias, consideradas as eternas vilãs (ao lado das celulites) do bem estar e da estética em qualquer etapa da vida. Mas é possível passar por essa fase sem muito sofrimento com o corpo. Veja agora você pode fazer para prevenir estrias!
As meninas sofrem mais do que os meninos. Isso porque a mulher tem dois hormônios (progesterona e estrógeno) que contribuem para com a ruptura das fibras elásticas da pele.
Nelas, as estrias aparecem com mais frequência nas mamas, nas laterais do quadril, coxas e bumbum. Já neles, as estrias podem ser visualizadas com mais frequência nas costas, nos ombros, no bumbum e nos braços (como ocorre crescimento dos músculos).
E quando aparecem devem ser tratadas o mais precocemente possível, para favorecer o resultado final. Quanto mais elas são absorvidas pelo organismo, mais esbranquiçadas elas vão ficando e mais difíceis de desaparecer com os tratamentos.
O que é estrias?
Estria é o resultado de uma ruptura da camada média da pele, com liberação de sangue das fibras e vasos sanguíneos, por isso o tom mais avermelhado assim que elas surgem no corpo.
Elas aparecem, principalmente, quando ocorre um estiramento muito rápido da pele, quando a pressão exercida é maior do que os tecidos podem aguentar. Por isso, podem ser consequência de alguns fatores como:
- Efeito sanfona (engordar e emagrecer de forma constante e rápida)
- Crescimento rápido durante a adolescência
- Crescimento rápido de músculos
- Gravidez (além da desordem hormonal, tem o crescimento da barriga)
- Ressecamento da pele que pode ser provocado pelo excesso de sol e por banhos muito quentes
- Hereditariedade
- Uso de medicamentos, como cortisona
Creme para prevenir estrias
Uma das medidas mais importantes para prevenir as estrias é manter a pele bem hidratada usando óleos e cremes hidratantes, pois como já vimos, uma pele ressecada e desidratada está muito mais sujeita a ter suas fibras rompidas.
Uma boa dica é passar o creme para prevenção de estrias logo depois de tomar banho porque é quando a pele absorve o creme de forma mais fácil, sendo o primeiro passo evitar as estrias. Enriquecido com óleos vegetais, e de fácil absorção, ele proporciona uma hidratação intensiva, ajudando a manter a elasticidade e flexibilidade da pele, ideal para hidratar a pele.
Outras formas de prevenir estrias:
- Faça um rigoroso controle de peso
- Faça atividades físicas
- Tenha uma dieta equilibrada e saudável
- Evite banhos muito quentes e tomar sol sem protetor solar
E lembre-se: consulte o dermatologista logo nos primeiros sinais das estrias. Quanto mais rápido começar a cuidar do problema, maiores são as chances de bons resultados no tratamento.
Conheça o produto Creme para estrias, clicando na imagem abaixo.