Tempo de leitura: 7 minutos
Prepare sua pele para o verão! Invista nos alimentos considerados ricos em betacaroteno e garanta um bronzeado perfeito!
E quando se fala em preparar a pele para essa estação, a melhor dica é para investir em frutas e legumes de cores fortes. Isso porque esses alimentos são ricos em betacaroteno, nutriente que é um potente antioxidante que serve para melhorar o sistema imunológico, fortalecendo o organismo, e protegendo a pele do envelhecimento precoce, já que inibe a ação dos radicais livres.
Quando são metabolizados em vitamina A, os alimentos ricos em betacaroteno ajudam a pele a se bronzear, pois contribuem na produção de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioletas. Também uma das vantagens desses alimentos é a de melhorar a elasticidade da pele.
O ideal para conseguir uma pele bronzeada, mas com aspecto saudável, sem ser de queimadura, é primeiramente usar o filtro solar ao se expor, se proteger nos horários de sol forte e usar óculos escuros e chapéu.
A alimentação deve ser bem-feita, com qualidade o dia todo, comendo várias vezes ao dia, porções pequenas e saudáveis. Em todas as refeições, incluir alimentos amarelos, alaranjados, vermelhos, roxos e verdes.
Eles são fontes de vitaminas que, ao longo do dia, proporcionam uma reserva orgânica de betacaroteno e antioxidantes. Agora, não se esqueça dos outros grupos, como o carboidrato (arroz integral), leguminosa (feijão) e proteínas (carne branca).
Confira os alimentos ricos em betacaroteno
- Cenoura
Parceira do bronzeado, a cenoura deve ser ingerida sem exageros a fim de evitar que o bronzeado fique alaranjado.
- Caqui
Rico em vitamina A, reforça o bronzeado.
- Manga
Boa fonte de betacaroteno e rica em vitaminas do complexo B.
- Damasco seco
Bom lanche para praia, piscina e trabalho. Garante a cor do verão e é saudável.
- Acerola
Lotada de vitamina C e também é amiga do bronzeado.
- Batata-doce
Rica em betacaroteno além da própria vitamina A, protege as células do envelhecimento.
- Abóbora
Contém altas doses de betacaroteno. Além de favorecer o bronzeado, ajuda a combater a oxidação das células e atua contra o envelhecimento.
- Beterraba
Amiga do bronzeado e da pressão arterial e é rica em betalaína, um antioxidante natural.
- Agrião
Contribui com a cor e ainda é um inibidor da fome.
- Repolho
Fonte de vitamina C e fibras, também reforça a cor do verão.
- Pimentão amarelo, vermelho e verde
Contêm boas doses das vitaminas A, E, C, que garantem proteção ao sistema imunológico e dão uma força na cor.
- Espinafre:
Apesar de não ter coloração amarela ou laranja, que é a marca registrada das outras fontes de betacaroteno, o espinafre é um importante aliado na ingestão de betacaroteno. Você pode consumir cru nas saladas ou como recheios de tortas, omeletes, suflês e outras delícias.
- Couve galega:
Estas folhas verdes contêm betacaroteno e poucas calorias.
- Couve:
Outro vegetal de coloração verde rico em betacaroteno sob a forma de vitamina A é a couve. Pode ser integrado em receitas cozidas, ensopados, recheios de massas ou cru em saladas.
Benefícios do betacaroteno para a sua pele
O betacaroteno ajuda no combate aos radicais livres que envelhecem a pele e colabora para preservar o colágeno, o que aumenta a elasticidade e a tonicidade dela.
Betacaroteno é um carotenoide, ou seja, são pigmentos naturais encontrados em plantas e responsáveis pelas cores vibrantes de algumas frutas e legumes, como a cor laranja da cenoura, o vermelho do caqui, e o amarelo intenso da manga.
Uma vez ingerido, o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A (retinol) ou agir como um antioxidante para ajudar a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. Metade da vitamina A no corpo vem da ingestão de betacaroteno, por isso ele é chamado de “pró-vitamina A”, ou seja, o betacaroteno é um precursor para a produção de vitamina A no organismo.
A vitamina A pode ser obtida de duas formas. Aquela que é ingerida em alimentos de origem animal é chamada de retinol, e pode ser usada diretamente pelo corpo. Boas fontes de vitamina A-retinol incluem fígado de frango e de boi, leite integral e queijo.
A vitamina A obtida de frutas e legumes vem sob a forma de carotenoide ou “pró-vitamina A”, que é convertido em retinol pelo organismo.
Além de sua ação antioxidante, o betacaroteno ajuda a manter a pele saudável e também desempenha um papel vital na saúde ocular, reduz o risco de doença coronariana, acidente vascular cerebral, degeneração macular e outras doenças relacionadas com a idade.
Por sua ação antioxidante o betacaroteno fortalece o sistema imunológico, o que contribui para o bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório em geral, ajudando na prevenção de gripes e resfriados.
Cuidados com o bronzeamento
Com a chegada do verão, uma pele bronzeada vira desejo de muita gente! Mas, para ficar com aquele bronze dourado de maneira segura e saudável, evitando a formação de manchas na pele, queimaduras solares e do melanoma, é preciso ter vários cuidados. Confira!
Use filtro solar
Ao contrário do que muitos pensam, o filtro solar não impede o bronzeamento da pele. O ideal é começar a exposição solar com filtros de FPS mais elevados. Após algumas semanas, já pode ir reduzindo, com a expectativa de deixar o filtro solar até 30 de FPS para um paciente com a pele morena clara, por exemplo. O uso do filtro faz com que o bronzeado demore mais para chegar, mas também dure mais tempo e também com menos risco de descamação e desbotamento.
Juntar filtro solar mais bronzeador também pode ser uma opção
Também é possível fazer o uso conjunto do filtro com o bronzeador. Embora o recomendado seja o uso apenas do protetor solar, o ‘bronze’ pode ser acelerado com um autobronzeador prescrito por um dermatologista.
Evite bronzear o corpo em apenas um dia
O tempo de bronzeamento da pele vai depender muito da cor original da pessoa. Mas, em média, uma exposição de 30 minutos por sete dias já garante um excelente bronzeado!
Também é importante:
1) evitar os horários de maior risco de câncer de pele,
2) beber muita água para não desidratar,
3) procurar o dermatologista para indicar o melhor filtro solar para o seu caso.
Cuidados para o bronzeado durar na pele e evitar o descascamento
O uso do filtro solar protege a pele de um bronzeamento agressivo e em contrapartida o bronzeado dura mais tempo e com menos risco de descamação e desbotamento. Além disso, aplicar na pele hidratantes, tomar banho morno ou frio e manter uma alimentação equilibrada e com carotenoides também protegem o bronzeado.
O tão incômodo descascamento da pele também pode ser evitado com muita hidratação e a aplicação e reaplicação do filtro solar. Além do mais, é importante que o bronzeamento seja feito de forma gradual e não em apenas um dia de exposição ao sol.
Melhor horário para pegar sol
Para evitar riscos para a saúde, é recomendado evitar a exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia, ou seja, entre 10 e 16 horas. Isso porque entre esses horários há maior emissão dos raios ultravioletas, aumentando o risco de câncer de pele, por exemplo.
Assim, é recomendado usar protetor solar e pegar sol até às 10 horas e após às 16 horas para evitar problemas para a saúde, como envelhecimento da pele, queimadura e aparecimento de manchas na pele.
Depois de todas essas informações, o melhor, que você tem a fazer, é curtir o verão!
Veja mais detalhes sobre Protetor Solar em cápsulas, clicando na imagem abaixo.