Tempo de leitura: 2 minutos
Uma das plantas fitoterápicas mais conhecidas, o óleo de andiroba é amplamente utilizado como repelente natural. Mas será que esse é a única utilidade das propriedades medicinais do óleo da andiroba?
A andiroba é uma planta cultivada predominantemente na região amazônica, mas encontrada também no Tocantins e Rio Solimões, em solos ricos e em pântanos. É facilmente identificada por suas folhas grandes e distintamente texturizadas, sendo um dos principais produtos sustentáveis da Amazônia, com longa tradição de uso na América do sul.
O óleo de andiroba é muito conhecido por sua capacidade de repelir e proteger contra insetos que picam, quando esfregado pelo corpo. Também pode ser aplicado diretamente nas articulações para aliviar a dor da artrite e do reumatismo, mas não é só isso. O óleo de andiroba tem indicações para
- Curar feridas
- Acalmar a pele
- Reduzir a dor
- Reduzir a inflamação
- Matar bactérias da pele
- Relaxar os músculos (como óleo de massagem nas sessões de massoterapia)
- Matar os parasitas
- Repelir e matar insetos
Além disso, o óleo de andiroba é componente da maioria das velas aromáticas com efeito repelente.
Como usar o óleo de andiroba
Apesar de um produto famoso, algumas pessoas ainda se perguntam sobre o óleo de andiroba como usar?
E essa é uma boa duvida, pois é importante lembrar que não é indicado consumir o óleo de andiroba por via oral já que alguns estudos apontam que esse óleo pode atrapalhar o funcionamento do fígado.
O óleo deve ser aplicado puro na pele, sendo no corpo todo (como repelente), apenas no local da ferida ou da articulação ou ainda no couro cabeludo (para tratamento de piolho).
O óleo de andiroba e o tratamento para cabelos
Sim, também é possível usar o óleo de andiroba para cabelos. Ele é muito utilizado no tratamento capilar por causa de sua ação de hidratar e nutrir os fios dos cabelos, auxiliando no combate à queda e à calvície.
Muitos cosméticos capilares já possuem o óleo de andiroba em suas fórmulas, mas você pode comprar o óleo e misturá-lo em xampus e cremes para garantir um cabelo mais forte, sedoso e brilhante.
É mais indicado para quem tem cabelos cacheados, crespos e muito volumosos, pois recupera as pontas quebradiças e controla bem o frizz. Para quem tem cabelo oleoso, o ideal é utilizar o óleo somente nas pontas do cabelo para não ficar seboso.
Veja mais detalhes sobre Óleo de Andiroba, clicando na imagem abaixo.
60 ml