Tempo de leitura: 2 minutos
Desde a antiguidade, o óleo de alecrim vem sendo utilizado, tanto na culinária como em tratamentos de beleza e saúde. Muito utilizado no tratamento cosmético, uma das principais características do óleo de alecrim é ser um excelente antienvelhecimento. Aplicado na pele, permite que as células da derme se hidratem, melhorando seu aspecto em minutos. Traz à pele frescor, elasticidade, brilho e proteção celular, devido às suas altas doses de antioxidantes.
Possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, por isso é muito usado pela medicina esportiva na realização de massagens nos atletas nas regiões de sobrecarga de músculos ou em lesões. Quando penetra pelos poros, auxilia na melhora da circulação e ajuda a melhorar o estado geral, se apresentando como uma boa alternativa para reduzir as inflamações produzidas pela artrite, reumatismo ou hemorroidas.
O óleo de alecrim possui grande poder antisséptico e antibiótico, podendo ser usado quando em feridas superficiais como cortes domésticos. O óleo impede que as bactérias ou a sujeira entrem na lesão e causem uma infecção. Tem grande poder cicatrizante e acaba com os micro-organismos para que a pele possa se regenerar.
É eficaz ainda no tratamento de enxaquecas, pressão baixa, retenção de líquidos e problemas no aparelho respiratório. Quando inalado, ajuda a melhorar a energia mental e limpar as vias respiratórias, aliviando dores de garganta, resfriados e infecções respiratórias.
Pode ser usado também para combater problemas de má digestão, cólicas estomacais, tratamentos do intestino e flatulência. É auxiliar ainda no alívio dos distúrbios do período menstrual.
Você também pode adicionar em cremes e shampoos e utilizar o óleo de alecrim para cabelos. Quando aplicado no couro cabeludo melhora o estado geral do cabelo, sem importar se é oleoso ou seco. O óleo de alecrim ainda faz o cabelo crescer. Misture com outros óleos essenciais como o de amêndoas, para tratar a calvície ou queda do cabelo, assim como a dermatite seborreica.
Atenção! Você sabia que ainda poderá ingerir o óleo in natura? Tempere suas saladas ou em preparos culinários. E sabe o que é melhor? Poderá adquirir o óleo em nosso e-commerce (clicando aqui) e ainda tirar suas novas dúvidas com nossa equipe de farmacêuticas!