O que é colesterol HDL?

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 2 minutos

HDL protege o coraçãoQuando se fala em colesterol, a maioria das pessoas o associa à algo ruim, se esquecendo de que existem dois tipos. Mas, qual é o colesterol bom? O Colesterol HDL, diferente do LDL(ruim), traz muitos benefícios para a saúde!

O HDL é conhecido como bom colesterol pois elimina o excesso de gordura que fica no interior das células, diminuindo os riscos de doenças cardíacas. Também faz com que o colesterol retorne para o fígado para ser eliminado.

Mas atenção: O HDL baixo, menor que 40mg/dl, não é suficiente para proteger uma pessoa contra as doenças cardiovasculares pois permite o acúmulo de gorduras na artéria. É preciso ficar alerta pois o HDL baixo não apresenta sintomas. Diabéticos, pessoas com gordura abdominal, sedentárias e que fazem consumo em excesso de gorduras e açúcares são mais propensas a ter o HDL baixo.

A baixa concentração do bom colesterol pode trazer riscos à saúde, como infarto agudo do miocárdio, trombose venosa profunda, doenças nas artérias e acidente vascular cerebral (AVC).

Concentrações de HDL entre 41 e 60mg/dl são consideradas normais, mas o nível de concentração de HDL ideal para proteger o coração deve ser superior a 60 mg/dl.

Como aumentar o colesterol bom?

  • Pratique exercícios físicos regularmente. Os aeróbicos como caminhada, corrida e ciclismo são os mais indicados.
  • Abandone o fumo e do álcool.
  • Perca peso, se estiver em excesso.
  • Reduza o consumo da gordura trans e gorduras saturadas, presente principalmente nos alimentos evite gorduras e açúcaresindustrializados.
  • Existem vários alimentos para aumentar o colesterol bom, como suco de amora, feijão, aveia, grãos integrais, quiabo, berinjela, morango, maçã, frutas cítricas, soja, nozes, óleo de girassol, canola ou cártamo, uva, azeite de oliva extra virgem. Recomenda-se a ingestão diária de 4 destes alimentos.
  • Aumente o consumo de fibras. Elas aumentam o HDL e reduzem o LDL.
  • Alimentos ricos em ômega 3, como atum, arenque, sardinha e salmão, são excelentes aliados do coração e ajudam a aumentar o HDL. É importante que a pele do peixe não seja retirada, pois nela se concentra a maior quantidade de ômega 3. Sementes de chia e de linhaça também são boas fontes.

Cuide da saúde do seu coração! Perca peso e controle o colesterol. A Farmácia Eficácia indica o Ilex Paraguariensis! Clique aqui e leia mais no site da Farmácia Eficácia e veja como adquirir o seu produto. Lembrando que os leitores do blog possuem 10% de desconto em sua primeira compra.

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments