Tempo de leitura: 2 minutos
A Nutrição Comportamental nos leva a olhar para o alimento através de um novo prisma. O principal objetivo desse tipo de tratamento é fazer com que o nutricionista (profissional da área da saúde que é capacitado para atuar diante da prevenção, promoção e recuperação da saúde do paciente por meio de planejamento, avaliação e execução de ações baseadas nos princípios da ciência da nutrição e do alimento) por meio de uma visão mais ampliada seja capaz de atender seu paciente de forma mais humana e compreenda os motivos que o leva a comer.
O que é Nutrição Comportamental
É a abordagem alimentar que entende e que se aprofunda no ato de comer por meio de um aspecto biopsicosociocultural e, não, somente através do aspecto biológico que envolve o alimento e o ato de se alimentar. Portanto, pode-se dizer que esse âmbito da nutrição leva e, muito, em consideração as emoções e o convívio social de quem ingere determinados tipos de alimento.
Então, como mudar hábitos alimentares?
Para que possamos adequar nossos hábitos sejam eles alimentares, de práticas de atividades físicas, de dormir ou acordar mais cedo ou mais tarde muitas coisas devem ser levadas em conta.
- Crenças;
- Pensamentos;
- Sentimentos;
- Objetivos;
- Ações;
- Convívio em sociedade;
- Relação familiar;
- Doenças;
- Sentimentos.
Quando falamos nesse tipo de nutrição, estamos falando para que a pessoa aprenda a escutar seu corpo. Ou seja, a ideia da Nutrição Comportamental é fazer com que a comida faça parte do nosso cotidiano e não o inverso. E, os alimentos, a partir desse momento, deixam de ser somente fonte de nutrientes, vitaminas e sais minerais.
Ouvir o nosso corpo?
Isso não significa, necessariamente, que você precise retirar algum alimento que faça parte da sua dieta e que você goste. Ao contrário, significa que todos devemos mudar o tipo de relação que temos com os alimentos que ingerimos diariamente.
- Comer com a atenção voltada para o alimento;
- Comer sem nenhum tipo de julgamento;
- Comer sem sentir culpa.
Ou seja, esse tipo nutricional nos leva a respeitar a fome e nos faz sentir conectados com o alimento, portanto, dessa forma, passamos a conhecer melhor o nosso corpo e verdadeiro sentindo da alimentação.
É, de certa forma, um resgate daquela forma de comer intuitiva que os bebês possuem e que à medida que vamos crescendo deixamos isso de lado devido à moda, à mídia e aos padrões de beleza e comportamento que nos são impostos.
Veja mais detalhes sobre Silimarina + Metionina, clicando na imagem abaixo.