Tempo de leitura: 4 minutos
Atualmente, a internet facilita (e muito) a agilidade com que as informações chegam até a gente. Entretanto, em alguns casos, isso pode gerar muita confusão com informações desencontradas ou desatualizadas. Quem nunca passou pela situação de ir procurar pela resposta de uma dúvida e acabou ficando ainda mais confuso? Isso é uma situação que ocorre com frequência com pessoas que procuram mais detalhes sobre a calvície!
E sabe qual o resultado? O surgimento de diversos mitos que geram muita confusão na mente de quem sofre com este problema! Por isso, listamos os principais mitos e verdades que rondam esse mundo de informações.
Calvície atinge mais os homens do que as mulheres: VERDADE
A calvície atinge quase 50% dos homens e apenas 5% das mulheres. Isso porque a queda dos fios, como consequência da calvície, está diretamente associada à presença dos hormônios sexuais masculinos (testosterona). Entretanto, as mulheres estão sujeitas a outros tipos de queda que podem estar relacionadas ao estresse cotidiano, problemas hormonais ou até mesmo, em casos mais graves, a doenças autoimunes.
A calvície ocorre mais no topo da cabeça: VERDADE
A alopecia androgenética (ou calvície) acomete sempre a região do topo, da coroa e as entradas (às vezes, estas duas últimas áreas simultaneamente). Como a parte superior acaba sendo poupada, já que não sofre a ação do hormônio masculino, é dali que se retiram os fios ‘doadores’ para a realização dos implantes.
O transplante de cabelo deixa um aspecto artificial: MITO
Atualmente, o transplante é feito com técnicas mais modernas que trabalham fio a fio, deixando o resultado final bastante natural. Essa é a solução indicada nos casos em que outros tratamentos não foram satisfatórios. No procedimento, realizado sob anestesia local e sedação, é retirado uma porção do couro cabeludo na área da nuca e os fios separados e inseridos nos locais onde ocorre a escassez.
A calvície é provocada por fatores genéticos: VERDADE
A calvície é genética sim e depende de vários genes envolvidos no processo, vindos dos pais (tanto do pai quanto da mãe) ou avós. Mas não são em 100% dos casos que os filhos, ou netos, desenvolvem o problema.
Remédios para tratamento de calvície causam disfunção erétil: MITO
Este é um mito muito temido pelos homens, mas na verdade o que ocorre é que a finasterida (medicamento usado para a calvície) pode, em casos raros, levar à uma diminuição temporária da libido, porém sem afetar a ereção. Isso significa que quando a medicação é suspensa, o organismo se livra da droga em poucos dias, e qualquer problema que tenha afetado a disfunção desaparece.
Usar bonés regularmente boné pode levar à calvície: MITO
Essa é outra boa noticia para os homens. Em algumas circunstancias, os bonés podem aumentar a produção de seborreia provocando caspa, mas é impossível isso provocar a calvície.
A caspa favorece a calvície: MITO
Qualquer piora na condição do couro cabeludo, pode influenciar no aumento da queda dos fios. A caspa, em especial, é provocada por um fungo, o que significa que o couro cabeludo não está em perfeito estado, mas jamais será um sinal de calvície severa ou definitiva.
Estresse causa queda do cabelo: VERDADE
Estudos já comprovaram que as substâncias liberadas nos momentos de estresse mudam a química do corpo e causam a queda dos cabelos.
Xampus antiqueda melhoram a calvície: MITO
É impossível reverter um quadro de queda só com esses produtos. Na verdade, eles são apenas coadjuvantes do tratamento, ajudando a manter o couro cabeludo limpo e livre da presença de dermatite seborréica ou caspa.
Não há nada que se possa fazer em relação à calvície: MITO
A calvície tem cura e atualmente existem vários tratamentos disponíveis, incluindo medicamentos e procedimentos cirúrgicos. É importante observar que quanto mais cedo se começa a agir, melhores são os resultados.
Mesmo não sendo considerada doença, a calvície tira o sono de muitos homens, podendo até mesmo prejudicar a sua autoestima. E, se for o caso de calvície precoce, quando os cabelos começam a cair ainda na juventude, o problema se torna um drama ainda maior.
Por isso, quanto antes perceber o problema e procurar um dermatologista, maiores as chances de deter ou controlar a queda indesejada!
A Farmácia Eficácia possui uma equipe a disposição para você tirar todas as suas dúvidas sobre os produtos para a calvície. Possuímos uma cartela de produtos variados para atender todos os tipos de exigências e necessidades. Aproveite e faça uma visita em nosso website! Caso tenha alguma dúvida, deixe recado nos comentários deste artigo, ou então, converse com uma de nossas farmacêuticas no chat online!