Tempo de leitura: 4 minutos
No inverno além do frio o clima também fica mais seco, o que deixa as pessoas mais susceptíveis a griparem ou se resfriarem. Para isso é preciso saber que existe diferença nos sintomas e no tratamento da gripe e do resfriado e ficar atento aos sintomas para saber identificar a diferença e saber como se cuidar.
Vamos falar agora das principais diferenças e dos principais cuidados que você deve ter em relação à gripe e ao resfriado. A primeira coisa que você precisa saber é que essas doenças são causadas por tipos de vírus diferentes, por isso, os sintomas e o tratamento não são os mesmos.
Gripe ou resfriado?
A principal forma de evitar uma doença é prevenindo e com a gripe não é diferente. A vacina deve ser tomada anualmente principalmente para as pessoas que são consideradas grupo de risco, por exemplo os idosos, as gestantes, as crianças, os doentes crônicos e os profissionais da área da saúde.
Além disso, para que você não fique gripado ou resfriado constantemente é preciso que você tenha alguns cuidados diários e específicos com a sua higiene, portanto lave bem as mãos após ir ao banheiro, ao chegar da rua, antes de se sentar à mesa, antes de comer, evite compartilhar objetos de uso pessoa, por exemplo, toalha de banho, roupas de cama, travesseiro, escova de dentes, escova de cabelos, entre outros.
Mantenha sempre o local onde está ventilado, evite contato com pessoas que apresentem sintomas de gripe ou resfriado, não use o mesmo copo ou os mesmos talheres que essas pessoas usarem sem que eles sejam lavados com bastante água e sabão. Evite beber no mesmo copo da pessoa antes de lavá-lo.
Ao tossir e espirrar cubra o rosto para que as gotículas que saem do seu sistema respiratório não contaminem outras pessoas que estão por perto.
Como tratar gripe ou resfriado
Em ambos os casos o principal tratamento é sintomático, ou seja, você vai combater, primeiro, os sintomas em busca de melhora já que com uma ajudinha extra o organismo se apressa em eliminar o vírus que nos derruba. Os medicamentos mais comuns, nesses casos, são antitérmicos, analgésicos, muito líquido, alimentos e sucos ricos em vitamina C, repouso e cuidados, como, por exemplo, evitar sair no frio, evitar abria a geladeira com o corpo quente, evitar a ingestão de água ou bebidas geladas, não praticar atividade física (seu corpo precisa economizar toda energia nesse momento), em caso, de febre não se agasalhar muito para que a febre não aumente.
Como identificar a gripe
- A gripe é causada pelo vírus Influenza que pode ser do tipo A, B ou C.
- Os vírus do tipo A são conhecidos por provocarem os casos mais graves e problemáticos.
- Os sintomas da gripe duram cerca de sete dias.
Quais os sintomas da gripe:
- Febre alta;
- Dor muscular;
- Dor de garganta;
- Dor de cabeça;
- Coriza;
- Tosse que vai ficando mais evidente à medida que a gripe progride e pode se manter de três a cinco dias depois que a febre desaparece ou diminui.
Quais as complicações:
Quando o quadro evolui para uma pneumonia, por exemplo, a pessoa, muitas vezes, precisa ficar internada para que possa ser tratada, pois a pneumonia é uma doença grave e pode levar o paciente à morte.
Como identificar o resfriado
- O resfriado pode ser causado por um monte de vírus diferentes.
- O rinovírus, por exemplo, tem mais de cem tipos.
- O coronavírus também é representando por uma multidão deles.
- O resfriado tem um período de duração mais curto que o da gripe que varia de dois a quatro dias.
Sintomas do resfriado:
- São parecidos com os da gripe, porém, são bem mais brandos.
- Tosse.
- Congestão nasal.
- Coriza.
- Uma leve dor de garganta.
- Dor de cabeça.
- A febre, nesse caso, é bem menos comum e quando ocorre é bem mais branda do que nos casos de gripe.
Complicações do resfriado:
- Otite (inflamação no ouvido);
- Sinusite;
- Bronquite.
Mesmo que você consiga diferenciar os sintomas da gripe e do resfriado, evite se automedicar. Procure um posto de saúde, um pronto socorro ou médico de confiança para que você possa receber um tratamento adequado e não tenha nenhuma complicação ou recaída como diziam os mais antigos.
Veja mais detalhes sobre Remédio para gripe, clicando na imagem abaixo.