Tempo de leitura: 4 minutos
Você consegue resistir àquele pão francês bem quentinho com a manteiga derretendo? É uma tentação e tanto não é mesmo? O pão é um dos grandes vilões contra o emagrecimento, porém proibido mesmo só é para os portadores da doença celíaca, já que o glúten faz mal para quem tem intolerância a ele. Mas será que o glúten faz mal só para esse grupo de pessoas? Todo mundo deveria tirar o glúten da dieta?
O glúten é uma proteína encontrada em alguns cereais como o trigo, aveia, cevada, centeio e malte. Mesmo que você não saiba ele faz parte do dia a dia, pois está presente naquela massa deliciosa, na cerveja do final de semana e, até mesmo, na torradinha integral da sua dieta.
O grande problema do glúten é que ele é muito difícil de ser digerido e sua digestão quase nunca acontece por completo. Essa situação acaba gerando uma desordem no organismo que ativa anticorpos para lidar com as moléculas grandes de glúten que não sofreram digestão.
Quem mais sofre com a presença de glúten nos alimentos são mesmo as pessoas portadoras da doença celíaca, pois no processo de digestão, quando o glúten chega ao intestino, ocorre uma destruição das pequenas saliências da parede do intestino. Esse processo inflamatório provoca a má absorção de nutrientes e, consequentemente, sintomas severos, como anemia, diarreia, fraqueza, perda de peso.
Mas não é só. O glúten faz mal para o intestino de muitas outras pessoas também, como é o caso de quem sofre com refluxo gastroesofágico.
O glúten pode não ser a causa principal do refluxo, mas ele pode ser fator de risco para a ocorrência desse sintoma que reduz significamente quando introduzida uma dieta livre de glúten, conforme verificado em estudos.
Isso porque, como já vimos antes o glúten faz mal para o intestino, desgastando suas paredes internas e provocando mal estar e distúrbios gastrointestinais.
Doenças causadas pelo glúten
Há tempos especialistas sabem que o glúten se transforma em uma espécie de cola ao chegar ao intestino e gruda nas paredes intestinais, provocando, aos poucos, saturação do aparelho digestivo.
Além da doença celíaca, o consumo de glúten pode ser a causa escondida de diversos outros sintomas e alterações clínicas que ainda não associamos diretamente ao glúten:
- Obesidade
- Síndrome de resistência à insulina
- Deficiência de cálcio
- Diarreias
- Síndrome de cólon irritável
- Fadiga
- Artrites
- Alergias respiratórias
- Dermatites
- Enxaquecas
- Depressão
- Ansiedade e dificuldades cognitivas
- Doenças psiquiátricas
- Doenças autoimunes
Alimentos que contem glúten
Nesses casos de intolerância, a melhoria da saúde pode ter como solução uma dieta sem glúten. Mas para isso você precisa saber quais são os alimentos que contém glúten em sua composição.
Alguns você já sabe, outros vai ficar bem surpreso. Veja a seguir:
- Pão, torrada, bolacha, biscoito, massas de torta, bolos
- Cereais, barrinha de cereais
- Cream crackers
- Donuts
- Cupcakes
- Panquecas
- Cones de sorvete
- Macarrão e massas
- Sorvete
- Pudim
- Polpas de frutas
- Chiclete
- Misturas para bebidas
- Doces
- Alimentos enlatados ou embalados, especialmente caldos e sopas
- Achocolatado
- Batata chips
- Refrigerante
- Cerveja
- Temperos: mostarda, ketchup, maionese, pimenta branca, curry em pó e a maioria dos molhos prontos, como molhos para salada, teriyaki e molho shoyu
- Alimentos processados: salsicha, frios (como queijo, presunto e mortadela)
- Arroz Instantâneo
- Gérmen de trigo, triguilho, sêmola de trigo;
Até mesmo alguns xaropes, remédios e a hóstia distribuída na igreja católica usam glúten em suas produções.
Sim! Quase tudo que você consome com frequência contém glúten. E agora que você já sabe o glúten faz mal para o intestino até mesmo de quem não possui doença celíaca, aproveite para modificar os seus hábitos alimentares.
Passe a observar os rótulos dos produtos e alimentos e dê preferência aos que não contém glúten.
Além de aliviar possíveis irritações no intestino você ainda diminui a celulite, a retenção de líquidos e o aumento da barriguinha!
Conheça o produto Goji Berry, clicando na imagem abaixo.
200mg – 60 Cápsulas