Tempo de leitura: 3 minutos
Tomar banho e escovar os dentes são hábitos que já fazem parte da rotina de maior parte da população. Mas e higienização íntima, como anda a sua? Tão importante quanto os demais hábitos de limpeza pessoal, a higiene íntima deve fazer parte dos seus cuidados diários. Conheça aqui a fórmula da higiene íntima da Eficácia e saiba como realiza-la adequadamente.
Limpar as partes íntimas, assim como as demais regiões do corpo parece uma coisa bem lógica, não é mesmo? Entretanto a higienização adequada é um hábito que algumas mulheres não fazem com regularidade. Umas por vergonha de se tocar, outras por não achar que é necessário e julgam não ser importante.
E isso é uma grande falha. Quer saber por quê?
A importância da higiene íntima
Os Lactobacillus casei são bactérias que, em grupo, formam uma proteção natural para a região da vagina. Mais conhecida como flora vaginal, essa proteção converte a lactose (e outros açucares simples) presentes na vagina em ácido lático. Dessa forma, o pH local fica ácido e impede que fungos e bactérias possam se proliferar.
Entretanto, para que isso aconteça, é preciso que o pH da região se mantenha equilibrado. Ou seja, por mais que os lactobacilos protejam naturalmente a vagina, eles não conseguem fazer isso sozinhos. É preciso uma boa higiene adicional.
A falta da limpeza, além de facilitar o aparecimento de infecções devido à proliferação de fungos, ainda provoca odores, irritações, coceira e corrimento.
Veja algumas dicas para ter uma boa higiene íntima:
- Lave bem a região externa da vagina usando um sabonete íntimo apropriado
- Não use duchas vaginais
- Não use lenços umedecidos com perfume ou papel higiênico perfumado
- Prefira usar roupa íntima de algodão
- Não exagere na depilação
Como fazer uma boa limpeza
Para começarmos, é importante tirar uma dúvida muito comum: a higienização deve ser realizada na região da vulva, e não diretamente na vagina. Isso porque a região mais interna da vagina tem acúmulo menor de gordura, dispensando uma limpeza mais intensa. Outro detalhe é que jatos de água e sabonetes alcalinos podem eliminar a proteção natural da região, deixando-a mais vulnerável ao aparecimento de micro-organismos nocivos.
O indicado é fazer a higiene íntima três vezes por dia, com água, sabonete apropriado utilizando somente os dedos.
Cotonete, esponja ou qualquer outro utensílio deve ser desconsiderado, pois podem provocar ferimentos. Além disso, o dedo oferece maior mobilidade no momento da limpeza, fator fundamental para lavar o clitóris e retirar o acúmulo daquele resíduo branco (junção de células epiteliais, gordura e óleo).
Na vulva, devem ser realizados movimentos leves e circulares. Em seguida, com os dedos na posição horizontal, a limpeza deve ser feita da vagina para o ânus.
A fórmula da higiene íntima
Nas prateleiras de supermercados e farmácias existem diversos rótulos de sabonetes íntimos. Entretanto, nem todos são oferecem a proteção necessária que a região necessita. Alguns sabonetes em barra, por exemplo, tem composição mais alcalina um fator que ao invés de proteger, facilitam a contaminação.
Pensando nisso, a Farmácia Eficácia preparou o produto ideal para você. Nossa fórmula da Higiene íntima garante a limpeza da vagina e ainda previne doenças, irritações e coceira.
- Garante uma higiene vaginal profunda
- Evita a multiplicação de fungos e o aparecimento de infecções
- Combate odores desagradáveis
- Previne coceira, irritação e corrimento.
É o produto certo para o cuidado diário da sua saúde vaginal. Viu, agora ficou fácil manter a sua higiene íntima!
Veja mais detalhes sobre Higiene íntima, clicando na imagem abaixo.
Solução 400 ml