Tempo de leitura: 4 minutos
Os alimentos embutidos são produzidos a partir da carne de bovinos, suínos, caprinos, ovinos, equinos, de aves, peixes e frutos do mar, além das vísceras e até sangue dos animais.
Esses elementos são triturados, homogeneizados e embutidos sob pressão ou acondicionados em tripas naturais ou artificiais, utilizadas para protegê-los das influências externas, ao mesmo tempo que lhes dá forma e estabilidade.
Quando surgiu esse tipo de alimento?
Surgiu em um período em que havia necessidade de conservação de carnes, porque não existia a refrigeração e eles eram conservados com a adição de sal. Hoje, os embutidos recebem adição de corantes, aditivos químicos (como nitratos e nitritos, para manter a cor vibrante), sal, açúcar e temperos artificiais, além de muitas vezes serem compostos por partes do animal pouco nutritivas e que seriam descartadas.
Muitas vezes, a dieta pode pregar uma peça ao apresentar alimentos que pensamos não ser prejudiciais a nossa saúde. Esse é o caso de alguns produtos que são classificados como embutidos e que a gente nem sabe.
Quais alimentos são embutidos?
A lista é um pouquinho grande e pode até surpreender:
- Linguiça;
- Presunto (cozido, di parma, cru);
- Salame;
- Salsicha;
- Apresuntado;
- Peito de peru;
- Blanquet de peru;
- Mortadela;
- Copa;
- Pastrami;
- Tender;
- Lombo;
- Salsichão;
- Lombo defumado;
- Morcela;
- Paio;
- Alguns rosbifes industrializados;
- Carne enlatada;
- Nuggets;
- Steaks;
- Hambúrguer;
- Iscas ou tiras de frango empanados.
Certamente, alguns desses alimentos causam espanto, como o tender, o peito de peru, o nuggets, steaks e tiras de frango empanadas. Eles são alimentos ultraprocessados, que perdem sua característica original, para chegar à forma e consistência diferentes. No entanto, é importante ressaltar que eles são considerados embutidos apenas quando são industrializados. Um nuggets caseiro, por exemplo, não pode entrar nessa classificação.
Por ser culturalmente associado às dietas, o peito de peru é visto por muitos como um alimento saudável e natural, e não é bem assim. Afinal de contas, o produto também é processado e possui muitos aditivos químicos. Portanto, é indicada a orientação de um nutricionista para que ele avalie de que forma alguns alimentos, como o peito de peru, possa fazer parte do consumo habitual.
Riscos dos alimentos embutidos
A Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer (IARC), principal escritório de pesquisa sobre o câncer da OMS, emitiu um relatório em 2015, no qual relacionava o consumo de carnes processadas com o surgimento de câncer de colorretal.
As informações divulgadas asseguram que cada porção de 50 gramas de carne processada ingerida por dia, aumenta em 18% o risco de câncer colorretal. Exemplos que representam 50g são: uma salsicha ou duas fatias de bacon.
Isso nos mostra que é fácil atingir essa quantidade na nossa alimentação diária, não é mesmo?
Desta forma, elas foram incluídas no grupo 1 de carcinogênicos, junto com o tabaco, amianto e bebidas alcoólicas, demonstrando que já possuem evidência, o suficiente, de relação com o câncer.
Além disso, um estudo feito em Bauru – SP, pelo Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) com 443 mulheres e 329 homens, demonstrou que, o consumo excessivo de alimentos embutidos está associado ao aumento de gordura corporal e a obesidade generalizada.
Por que estes alimentos têm relação com o surgimento do câncer?
No processamento da carne, utiliza-se conservantes como o nitrato e o nitrito, excesso de sal e as substâncias presentes na fumaça (no caso do processo de defumação), colaboram para o surgimento de câncer de estômago e intestino (cólon e reto).
Como posso substituir estes alimentos?
- Troque o hambúrguer industrializado pela versão caseira.
- Utilize pastas preparadas com grãos ou vegetais, pastas de frango ou de atum (caseiras).
- Utilize vegetais grelhados (berinjela, abobrinha e cenoura) nos sanduíches.
- Substitua o consumo de salsicha e linguiça por peixes, ovos, carnes magras, sempre que possível.
- Troque os steaks por filé de frango, peixe ou bife grelhado.
- Prepare o seu próprio embutido em casa.
Abuse das saladas, molhos e temperos naturais para incrementar os seus lanches, acrescentando mais sabor e nutrientes!
Veja mais detalhes sobre Mix de probióticos, clicando na imagem abaixo.