Tempo de leitura: 3 minutos
A compulsão alimentar é um distúrbio químico que interfere diretamente nos mecanismos da fome. A pessoa acaba comendo demais, sem nenhuma vontade de comer, engole muito rápido e se sente extremamente culpada cada vez que come alguma coisa. A cada quatro pessoas com esse problema ainda sofrem com a obesidade.
Entenda sobre a compulsão alimentar
Geralmente, o paciente como em excesso mesmo sem estar com fome naquele momento. A compulsão por alimento nada mais é que um distúrbio químico que interfere diretamente nos mecanismos da fome da sensação de saciedade.
As pessoas que sofrem com esse tipo de compulsão, na maioria das vezes, apresentam quadros de ansiedade e depressão. Por isso, o indivíduo demora a sentir que está satisfeito e acaba se alimentando diversas vezes ao dia.
Esses indivíduos não são adeptos somente a alimentos gordurosos e pesados, na maior parte dos casos, eles sempre comem em excesso para satisfazer um apetite que não é satisfeito nunca.
Quem pode adquirir a compulsão alimentar?
Segundo a Associação Americana de Psiquiatria a Compulsão Alimentar atinge de 2 a $% da população mundial. Entre os pacientes obesos, esse índice dá um salto para 6% e pode alcançar 50% dos indivíduos mórbidos, com IMC acima de 40. A cada quatro pessoas compulsivas três delas são obesas, já que consomem mais calorias do que o corpo é capaz de gastar diariamente.
Os principais sinais: perda de controle sobre aquilo que consome; comer escondido, sem ter fome ou mesmo até sentir-se mal; mastigar e engolir muito rápido; sentir-se culpado a cada vez que come alguma coisa.
Qual o tratamento adequado: a compulsão alimentar é comportamental, por isso, o paciente precisa mudar radicalmente seu estilo de vida. Precisa passar a fazer atividades físicas diariamente, ter uma reeducação alimentar rigorosa e mudar completamente seu estilo de vida. Além disso, um especialista pode prescrever antidepressivos e indutores de saciedade.
Dicas para contornar esta situação
A serotonina é um hormônio muito importante para nosso organismo, pois ela é a responsável pela sensação de prazer que sentimos. E, logo depois que nos alimentamos, esse hormônio é liberado por todo organismo.
E quando essa substância chega ao cérebro, ela transmite a ele a sensação de saciedade, com isso, o hipotálamo (região do cérebro que é responsável pelo controle da fome, da sede e da temperatura corporal), manda uma mensagem para o nosso organismo, avisando que já é hora de parar de comer, pois já estamos satisfeitos.
Dicas para parar de comer sem controle:
- Logo que os sintomas aparecerem, procure a ajuda de um especialista;
- Não adianta fazer mais uma dieta, pois existe a chance da sua compulsão por alimentos ter começado devido a uma dieta inadequada, por isso, mais uma dieta não vai te ajudar em nada e pode acabar agravando o problema.
- Tente comer mais devagar, pois, dessa forma, seu organismo terá tempo de saber que você está comendo e te enviar os sinais de que está satisfeito sem que você coma demais sem notar.
- Coma em pratos menores, pois a mesma quantidade vai parecer bem maior e seu cérebro vai entender que você já se alimentou o suficiente.
- Escolha alimentos que te satisfaçam, já que quanto mais fibras e proteínas houver no que você está ingerindo, maior será a sua sensação de saciedade.
- Antes de começar a comer, pense se realmente está com fome ou se está comendo por comer.
- Comer precisa ser um ato prazeroso e não uma fonte de culpa.
Veja mais detalhes sobre Remédio para compulsão alimentar, clicando na imagem abaixo.