Tempo de leitura: 3 minutos
O intestino é um dos órgãos mais importantes para que o metabolismo do organismo humano ocorra de forma correta sem que o paciente apresente nenhum tipo de distúrbio já que ele funciona como um filtro que impede a entrada de substâncias nocivas em nosso corpo.
A Dibiose intestinal acontece quando as paredes intestinais sofrem algum tipo de lesão ou mesmo quando existe um desequilíbrio entre as bactérias que são prejudiciais e aquelas que ajudam no funcionamento correto do intestino humano.
O que é dibiose intestinal
Essa é uma doença que vai diminuir ou mesmo inibir a produção de vitaminas na flora intestinal e, com isso, vai haver o aumento da produção de fungos que são prejudiciais para o corpo humano já que eles podem acarretar doenças que levam o paciente ao óbito.
Como toda patologia a Dibiose apresenta alguns sintomas que são característicos e podem nos ajudar a identificá-la com mais facilidade. E, caso você apresente algum desses sintomas o ideal é que procure um gastro de sua confiança.
Quais os sintomas da dibiose intestinal
Os sintomas dessa enfermidade são bem específicos e jamais devem ser negligenciados já que essa doença pode nos trazer sérias complicações.
- Gases excessivos;
- Cólicas que variam de branda à aguda;
- Diarreia;
- Prisão de ventre crônica.
Por serem sintomas simples e, digamos, corriqueiros, muitas pessoas acreditam que não é nada sério e não procuram um médico. Mas, cuidado. Esses sintomas são um alerta que algo não vai nada bem com seu corpo e que você precisa procurar um especialista na área o quanto antes para evitar maiores problemas e que a doença se agrave.
Consequências da Dibiose Intestinal
Toda patologia tem sintomas e quando eles não são tratados há tempo e hora, eles podem se agravar e, muitas vezes, as consequências de um tratamento tardio são graves e inevitáveis.
- Sobrepeso;
- Desnutrição;
- Câncer;
- Pancreatite aguda;
- Esofagite;
- Infecções urinárias recorrentes;
- Depressão.
O tratamento dessa patologia é realizado com o objetivo de equilibrar a flora intestinal através da alimentação e de alguns medicamentos.
Tratamento
Para restabelecer o funcionamento do intestino o especialista prescreve uma dieta específica e alguns medicamentos que irão atuar no reestabelecimento da flora intestinal e do seu funcionamento. O especialista, geralmente, prescreve alimentos que são ricos em fibras e água, muito líquido, probióticos e bacilos.
Para que você adoeça é preciso que haja uma causa. Mesmo que essa causa não seja uma certeza no mundo da ciência e da medicina, ela existe.
Causas
Toda doença tem sintomas, tratamento e causas. Nenhuma doença acontece sem algum motivo específico.
- Uso frequente de antibióticos;
- Uso excessivo de antiácidos;
- Uso exagerado de corticosteroides;
- Uso indiscriminado de laxantes;
- Alimentação sem fibras e nutrientes;
- Ingestão de pouco líquido;
- Má digestão;
- Consumo excessivo de açúcar, gorduras, proteínas e condimentos;
- Estresse excessivo;
- Falta de minerais e vitaminas.
Por mais que os sintomas sejam os mais simples, toda doença requer atenção e cuidados e o quanto antes você escutar e perceber os sinais que seu corpo está te dando, mais rápido o problema é diagnosticado e o quanto antes ele for tratado, maiores serão as chances de você se recuperar sem que fique nenhuma sequela.
Veja mais detalhes sobre Disbiose Intestinal, clicando na imagem abaixo.