Tempo de leitura: 3 minutos
O estado de cetose é um processo natural de sobrevivência do corpo humano que ocorre quando a quantidade de alimentos ingeridos é baixa. Portanto, o maior objetivo da dieta cetogênica é forçar o nosso corpo a entrar nesse estado e produzir corpos cetônicos, através da quebra de gorduras no fígado
A história deste método começou na década de 20 como uma alternativa para tratar pacientes com epilepsia com muito sucesso.
Entretanto, a dieta se popularizou nos anos 70.
O que é exatamente a dieta cetogênica
A estratégia presente na dieta é um rearranjo alternativo entre os macronutrientes que devem compor a alimentação. Aqui, a grande fonte de energia passa a ser as gorduras.
As proteínas devem ser consumidas em quantidades adequadas, e os carboidratos em quantidades mínimas.
O processo fisiológico do corpo humano é quebrar a gordura em ácidos graxos e corpos cetônicos para obter energia suficiente para os processos celulares.
Quando não se consome carboidratos, o corpo é praticamente forçado a quebrar além da gordura que vem dos alimentos, aquela que já está acumulada. A gordura se acumula em geral por causa dos excessos de carboidratos na alimentação, e esse processo todo acaba levando a perda de peso.
A evolução da dieta lowcarb
O consumo de carboidratos é reduzido na dieta lowcarb. Assim, ingerindo mais proteína e gordura, é possível aumentar a sensação de saciedade, o que leva diretamente ao emagrecimento saudável.
Considera-se que a dieta cetogênica seja uma evolução da dieta lowcarb. A dieta cetogênica consiste em reduzir definitivamente a quantidade de carboidratos ingerida.
O princípio parte do pressuposto de que reduzindo o consumo do carboidrato, também baixa o estímulo à insulina. consequentemente melhorar o perfil da insulina, aumentando a sua resistência e diminuindo as chances de desenvolver diversos males como diabetes, aterosclerose e até doenças cardiovasculares.
Na dieta cetogênica o consumo de carboidratos deve ser mínimo, limitando-se a no máximo 50g por dia.
O que acontece no corpo
Os corpos cetônicos são as substâncias formadas pelo fígado após processar os ácidos graxos provenientes da gordura ingerida.
O nome dieta cetogênica advém do fato de que os níveis dos corpos cetônicos aumentam a partir do momento que se pratica esse tipo de alimentação, e eles serão os responsáveis por aumentar consideravelmente a energia do cérebro.
O corpo entra em um estado de cetose, e intensifica a quebra da gordura para obter energia, visto que não existe energia suficiente proveniente dos carboidratos.
Além do que, o consumo mínimo de carboidratos diminui os níveis de insulina, e previne a diabetes e doenças cardiovasculares.
Os benefícios
O importante de tudo isso está no fato de que ao baixar muito a quantidade de carboidratos, a insulina também acompanha essa baixa. Quem tem pré-diabetes vai ter uma regressão, quem já tem diabetes e toma medicamento também pode experimentar uma regressão do quadro.
Além da insulina, o corpo todo entra em um estado de sobrevivência positiva. Ele precisa arranjar uma outra fonte de energia para o cérebro.
É importante saber que os carboidratos são macronutrientes e que não são essenciais à vida. Eles não desempenham nenhum papel especial.
Dieta cetogênica: 10 benefícios para quem quer queimar gordura
1- Favorece a perda de peso
2- Auxilia na perda de gordura abdominal
3- Diminui os níveis de triglicerídeos
4- Aumenta os níveis de HDL
5- Controla o açúcar no sangue
6- Reduz a pressão arterial
7-Diminui os sintomas da síndrome metabólica
8- Estrutura LDL melhora com carboidratos reduzidos
9-A dieta cetogênica ajuda com transtornos cerebrais
10- Inibe o apetite
Veja mais detalhes sobre Controle da ansiedade e compulsão , clicando na imagem abaixo.